EUA autoriza petroleiras a retomar operações e contratos na Venezuela

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Duas licenças gerais foram emitidas, nesta sexta-feira (13/2), pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) do Tesouro dos EUA, permitindo que empresas de energia retomem operações de petróleo e gás na Venezuela. Grandes petroleiras como BP, Chevron, Eni, Repsol e Shell poderão negociar com a PDVSA, a estatal venezuelana, desde que obtenham autorizações separadas do OFAC. Os contratos, no entanto, exigem aprovações adicionais, e os pagamentos de royalties e impostos venezuelanos deverão ser feitos ao Fundo de Depósito de Governos Estrangeiros, controlado pelos EUA.

Na decisão, o Escritório proíbe expressamente transações com empresas na Rússia, Irã, Coreia do Norte, Cuba e China ou com qualquer entidade que seja propriedade ou esteja em joint venture com essas nações.

No final de janeiro, a Venezuela aprovou uma reforma na lei que abre o setor petrolífero para operadores estrangeiros, permitindo atuação independente no país. No mesmo dia, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que as maiores petroleiras já estão a caminho da Venezuela para explorar e escolher locais, sem detalhar datas.

Essas ações refletem uma reconfiguração das relações entre Caracas e Washington no campo energético, com espaço para empresas estrangeiras atuarem no setor petrolífero venezuelano sob autorizações separadas do OFAC e dentro das regras de sanções vigentes.

Compartilhe sua visão nos comentários: como essas medidas podem impactar a economia da Venezuela, o mercado de petróleo e as relações entre as duas maiores economias? Sua opinião ajuda a entender os caminhos possíveis para o setor energético da região.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jhon Arias revela o motivo de ter escolhido defender o Palmeiras; veja

A apresentação do jogador aconteceu nesta sexta-feira (13/2), na Academia de Futebol do Alviverde. Compartilhe suas impressões nos comentários e conte o que você...

CPI do Crime Organizado deve votar convocação de Toffoli

O senador Alessandro Vieira (MDB), relator da CPI do Crime Organizado, afirmou que os membros devem votar a convocação do ministro do STF...

Ídolo do futsal, Falcão assume presidência de time da Kings League

Ídolo histórico do futsal brasileiro comandará o Nyvelados e será também embaixador do projeto na liga que mistura futebol e entretenimento. A notícia confirma...