Palavras-chave: porta-aviões Ford, USS Gerald R. Ford, Oriente Médio, Irã, tensões, The New York Times, Donald Trump, programa nuclear, sanções, EUA

Os Estados Unidos vão enviar o maior porta-aviões do mundo para o Oriente Médio, o USS Gerald R. Ford, fortalecendo a presença naval na região em meio às tensões com o Irã, segundo o The New York Times.
A tripulação da embarcação foi informada da decisão nesta quinta-feira (12/2), de acordo com a reportagem. O Ford tem 337 metros de comprimento e capacidade para mais de 75 aeronaves, o que o torna o maior porta-aviões já construído.
Na terça-feira (10/2), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, já havia indicado que poderia deslocar mais um porta-aviões à região e adotar uma medida “muito dura” caso as negociações com Teerã fracassassem.
Nesta sexta-feira (13/2), representantes dos Estados Unidos e do Irã devem se encontrar em Omã para tratar do programa nuclear. O governo iraniano afirma que o enriquecimento de urânio tem fins pacíficos, como geração de energia, e diz que tem direito de manter a atividade. Em troca, Teerã quer o fim das sanções econômicas, com limites e inspeções, além de deixar claro que não negocia seu programa de mísseis nem sua atuação militar na região.
Atualmente, o porta-aviões USS Abraham Lincoln e a escolta já estão posicionados no Oriente Médio, reforçando a presença naval dos Estados Unidos na região. O USS Gerald R. Ford, além de seu tamanho, é citado como o maior navio do tipo em operação mundial. O navio é o mesmo que esteve na Venezuela em novembro, menos de dois meses antes da ação norte?americana que resultou na captura de Nicolás Maduro.
Esses movimentos ocorrem em meio ao acirrado cenário de negociações sobre o programa nuclear iraniano e o custo econômico das sanções para Teerã, enquanto a administração dos EUA busca manter pressão estratégica na região.
A gente quer saber a sua opinião: o envio do maior porta-aviões do mundo para o Oriente Médio aumenta a segurança ou eleva ainda mais as tensões na região? comente abaixo e compartilhe seus pontos de vista.

Facebook Comments