A Rússia anunciou uma nova rodada de negociações com representantes da Ucrânia e dos Estados Unidos para a próxima semana, com o objetivo de encontrar uma solução para o conflito que se aproxima de completar quatro anos. O porta-voz da presidência russa, Dmitri Peskov, disse a vários veículos de imprensa, incluindo a AFP, que há um acordo para ocorrer na próxima semana e que o local e as datas serão informados em breve.
As duas rodadas anteriores, realizadas em Abu Dhabi com mediação dos EUA, não resultaram em progresso decisivo, pois Moscou e Kiev continuam distantes em torno do tema territorial. A Rússia mantém a exigência de concessões que a Ucrânia rejeita, considerando-as equivalentes a uma rendição. Além disso, há pressão russa para que a Ucrânia se retire da parte que controla no leste da região de Donetsk, correspondendo a cerca de 17% da área.
A Ucrânia rejeita uma retirada unilateral e busca garantias sólidas de segurança ocidentais para dissuadir a Rússia de retomar a ofensiva após um possível cessar-fogo. No início da semana, o presidente ucraniano Volodimir Zelensky afirmou ter aceitado a proposta dos Estados Unidos para uma rodada de conversas em Miami na próxima semana.
Até o momento, a Rússia ocupa quase 20% do território ucraniano, incluindo a Península da Crimeia, annexada em 2014, além das áreas que os separatistas apoiados por Moscou haviam tomado antes de 2022.
Como você vê o andamento dessas negociações? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe a sua leitura sobre as perspectivas de um acordo entre Moscou, Kiev e Washington.

Facebook Comments