O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou ter um relacionamento muito bom com Delcy Rodríguez, presidente da Venezuela, que elogiou o desempenho do governo com uma avaliação de nota 10. Segundo ele, as empresas do setor de petróleo estão se movendo para operar na Venezuela, sinalizando maior atuação do país sul-americano no mercado internacional.
Questionado sobre a possibilidade de ataques terrestres no México, Colômbia e Venezuela, Trump disse para não se preocupar. Em relação a movimentações marítimas perto do Irã, o republicano afirmou que elas seriam necessárias caso não haja acordo com Teerã, acrescentando que os iranianos “precisarão disso”. Em caso de acordo, afirmou que os porta-aviões deixariam a região em breve.
Sobre negociações com a Rússia e a Ucrânia, Trump disse estar otimista com as possibilidades de um acordo. Segundo ele, Moscou demonstraria interesse, mas o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky “terá que se mover” para não perder uma ótima oportunidade.
O presidente disse ainda que está negociando com os europeus pela Groenlândia e ressaltou manter uma relação muito boa com a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
E você, o que pensa sobre os desdobramentos dessas negociações envolvendo Venezuela, Rússia, Ucrânia, Irã, Groenlândia e a relação dos EUA com a OTAN? Deixe sua opinião nos comentários e participe da conversa sobre o papel dos blocos regionais e das decisões presidenciais nesse cenário internacional.

Facebook Comments