Moraes manda intimar Ramagem em ação por atos antidemocráticos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ministro Alexandre de Moraes (STF) determinou a intimação do ex-deputado federal Alexandre Ramagem na ação em que ele é acusado de dano qualificado ao patrimônio da União e de deterioração de patrimônio tombado, processo reaberto após a cassação de seu mandato. Ramagem, à época, ocupava o cargo de diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

A intimação, assinada no dia 11 de fevereiro, abriu prazo de 15 dias para que a defesa apresente as alegações finais contra as acusações formuladas pela Procuradoria-Geral da República (PGR), no âmbito da apuração que envolve o chamado Núcleo 2 da trama golpista.

Com a cassação do mandato em dezembro de 2025, Moraes decidiu reabrir o caso. Em seu despacho, o ministro afirmou que retomaria a marcha processual para análise dos crimes praticados após a diplomação de Ramagem, marcada para dezembro de 2022, e designou audiência de instrução para oitiva de testemunhas e o interrogatório do réu; os depoimentos foram prestados em 5 de fevereiro por videoconferência.

Segundo o despacho, após o interrogatório, houve prazo para novas diligências. Como Ramagem já havia sido condenado a 16 anos de prisão nos autos do Núcleo 2, a PGR decidiu não requerer novas medidas, e a defesa não se manifestou nessa fase.

Agora, Moraes determinou a apresentação das alegações finais pela acusação e pela defesa, etapa necessária para o agendamento do julgamento na Primeira Turma do STF. Ramagem, que transferiu residência para os Estados Unidos em setembro do ano passado, é considerado foragido da Justiça brasileira.

Mantemos você informado sobre novos desdobramentos deste caso. Compartilhe suas opiniões nos comentários e conte como você lê os próximos passos no STF.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lula arrebenta no carnaval e pula fogueira no desfile da Sapucaí

Resumo: Em 1969, a ditadura militar foi obrigada a interromper a leitura na televisão de um manifesto da esquerda armada que pedia a...

Polícia Civil localiza turista do Rio de Janeiro após desaparecimento em Salvador

Uma turista carioca de 63 anos, Solange Borba, foi localizada neste domingo (15) após desaparecer na tarde de sábado (14), em Salvador. Ela...

Como são escolhidas as fantasias dos policiais que atuam no Carnaval

A Polícia Civil de São Paulo aposta em fantasias inspiradas em filmes e desenhos para atuar nos blocos de Carnaval e surpreender ladrões...