Thales Antonio/Getty Images

Um coldre e munições de calibres 22 e 38 foram encontrados, na sexta-feira (13/2), em uma sala usada para guardar pertences de presos no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Americana, interior de São Paulo. A Polícia Civil investiga as circunstâncias do caso.
A denúncia sobre a presença desses objetos na unidade foi enviada ao Sindicato dos Policiais Penais do Estado de São Paulo (Sinppenal). Segundo a mensagem, as chaves da sala teriam sido entregues a um grupo de presos, que pretendia organizar o local.
A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou que a unidade segue padrões de segurança e disciplina. Além disso, uma revista geral foi realizada como medida preventiva, mas a pasta não revelou se itens ilícitos foram encontrados durante a apuração.
O presidente do Sinppenal, Fábio César Ferreira, conhecido como Fábio Jabá, afirmou que aguarda uma apuração transparente sobre o ocorrido. “É um fato gravíssimo, e envolve risco direto à vida de servidores, presos e da população. Isto exige uma apuração imediata, rigorosa e transparente.”
A apuração segue em andamento, com a SAP reiterando o protocolo de segurança e o Sinppenal cobrando transparência nas informações sobre o episódio. Os próximos passos devem detalhar as circunstâncias da apreensão e se houve falha de controle interno.
Você acompanha esse tipo de notícia e quer opinar sobre medidas de prevenção em unidades prisionais? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe como você acha que a administração penitenciária pode melhorar a segurança para servidores, presos e a população.
Compartilhe esse artigo:

Facebook Comments