Palavras-chave: O Agente Secreto, Spirit Awards, Kleber Mendonça Filho, Sonhos de Trem, Adolpho Veloso, Wagner Moura, Udo Kier, cinema independente, Brasil.
O longa brasileiro O Agente Secreto venceu o Film Independent Spirit Awards na categoria Melhor Filme Internacional. Esta foi a terceira indicação de Kleber Mendonça Filho à premiação e a sua primeira vitória. Em sua fala, o diretor dedicou o prêmio a programadores de cinema e aos jovens cineastas de todo o mundo, e citou o ator alemão Udo Kier, que integrou a equipe do filme e morreu em novembro de 2025.
Além de O Agente Secreto, o cineasta Adolpho Veloso levou o prêmio de Melhor Fotografia por Sonhos de Trem. A premiação foi anunciada no palco por Wagner Moura, que estrela O Agente Secreto; “Fico muito feliz com isso”, comentou o ator ao anunciar a vitória de Veloso.
O Spirit Awards é reconhecido como uma das principais premiações do cinema independente dos Estados Unidos. Durante a cerimônia, Mendonça Filho destacou que o cinema pode falar sobre a vida, as pessoas e suas comunidades, mantendo a memória como elemento central do ato cinematográfico. A homenagem também teve menção ao ator Udo Kier, que faleceu em 2025.
E você, o que achou dessas vitórias no Spirit Awards e do impacto para o cinema brasileiro no cenário mundial? Deixe sua opinião nos comentários e conte se você acompanha o cinema independente nacional e internacional.

Facebook Comments