Deputado da bancada da bala propõe porte de arma para pessoas trans

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O deputado federal Paulo Bilynskyj (PL), da Frente Parlamentar da Segurança Pública, conhecida como Bancada da Bala, protocolou um projeto de lei para permitir o porte de arma de fogo a pessoas trans no Brasil, alterando o Estatuto do Desarmamento para prever uma regra específica.

Homem com cabelo raspado e longa barba preta, na altura do peito - Metrópoles

Pelo texto, pessoas transexuais, homens ou mulheres, poderão portar arma com base na autodeclaração de identidade de gênero. Na justificativa, Bilynskyj afirma que a iniciativa busca responder aos altos índices de violência contra esse grupo.

“Dados amplamente divulgados por levantamentos especializados revelam um cenário persistente e estrutural de violência contra pessoas transexuais e travestis no Brasil”

Bilynskyj sustenta que a proposta se baseia nos princípios da dignidade, da igualdade e da liberdade individual previstos na Constituição. Para ele, a situação de vulnerabilidade dessa população justifica um tratamento específico.

Segundo o deputado, o projeto não muda regras penais nem altera formas de responsabilização, limitando-se a incluir uma nova possibilidade no Estatuto do Desarmamento.

O objetivo é ampliar as opções de defesa para pessoas trans, mantendo o foco na proteção constitucional e na segurança pública, sem modificar o funcionamento atual do sistema penal.

Gostou da proposta? Deixe seu comentário com sua opinião sobre o tema e contribua para o debate público sobre segurança, direitos e proteção de minorias.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Deputada exige carta de Bolsonaro para não deixar o PL

Caroline de Toni, deputada federal pelo estado de Santa Catarina, está inclinada a deixar o Partido Liberal (PL) caso não tenha garantias explícitas...

Funcionário de UPA é condenado por encaixar atendimento para suspeito

Um funcionário da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Valinhos, no interior de São Paulo, foi condenado a sete anos e seis meses...

Carol Castro volta ao Carnaval de Salvador após 10 anos e celebra nova novela no Globoplay

Após dez anos longe do circuito, Carol Castro voltou ao Carnaval de Salvador, celebrando um momento especial em sua carreira. A atriz está...