Postos de testagem rápida para ISTs da Sesab registram mais de 24 mil exames durante o Carnaval na Bahia. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) realizou mais de 24 mil exames em Salvador e no interior, com a distribuição de 715 mil preservativos pela ação #CamisinhaTáNaMão, em parceria com a Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur).
No Circuito Barra/Ondina, em Salvador, foram realizados 16.705 testes nos estandes, com 22 casos de HIV, 285 de sífilis, 3 de hepatite B e 14 de hepatite C. Entre os reagentes para sífilis, 68 pessoas iniciaram tratamento imediato, enquanto os positivos para HIV foram encaminhados para consulta com infectologista.
Em Brumado, durante três dias de festa, foram realizados 3.876 testes, com 51 casos de sífilis, dos quais 9 pessoas começaram o tratamento no local.
Porto Seguro registrou 3.056 testes no mesmo período, com 4 reagentes para HIV, 1 para hepatite C e 34 de sífilis, com 11 pessoas iniciando o tratamento imediatamente.
“O SUS mostra mais uma vez sua força ao estar presente nos grandes eventos populares, garantindo acesso a serviços essenciais de saúde, com qualidade, segurança e acolhimento. Identificar precocemente as ISTs é fundamental para interromper a cadeia de transmissão e assegurar o cuidado oportuno para quem precisa”, afirmou Roberta Santana, secretária da Saúde do Estado.
A ação, que neste ano já ocorreu nos municípios de Itabuna e Juazeiro, integra um conjunto de estratégias do Governo do Estado para ampliar o acesso à prevenção, ao diagnóstico precoce e ao cuidado em saúde durante grandes eventos, garantindo acesso gratuito, sigiloso e seguro aos serviços de saúde para a população local e visitantes.
Postos de testagem para ISTs na capital e no interior incluem os seguintes locais em Salvador (Circuito Barra/Ondina): Barra, Av. Centenário, s/n (Canteiro central, em frente à Droga Raia); Ondina, Av. Milton Santos, nº 483 (em frente ao portão de acesso da UFBA). Disponíveis de 12 a 17 de fevereiro. Em Porto Seguro, Av. Portugal, 150, Centro (Passarela da Cultura). Disponível de 13 a 17 de fevereiro. Em Brumado, Praça Armindo de Azevedo, nº 430, Centro. Disponível de 13 a 17 de fevereiro.
E você, o que acha dessa atuação do SUS durante festas populares? Compartilhe sua opinião nos comentários e conte como a saúde de baile impacta a vida de moradores e visitantes.

Facebook Comments