Janja rebate críticas a rebaixamento de escola compartilhando publicação que diz “a arte não é para os covardes”

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Sem se pronunciar diretamente sobre o rebaixamento da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que neste carnaval de 2026 desfilou fazendo uma homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a primeira-dama Janja Lula da Silva compartilhou nos stories de sua conta no Instagram uma postagem da agremiação sobre o resultado da apuração no Rio de Janeiro.

A postagem replicada por Janja apresenta uma imagem do carro alegórico que tinha um boneco gigante do presidente Lula, com a frase “A arte não é para os covardes”. A escola também mandou um recado para os seus integrantes: “Comunidade, vocês foram gigantes”. 

Em uma outra publicação também compartilhada por Janja na noite desta quarta-feira (18), uma imagem do desfile da Acadêmicos de Niterói é mostra junto com um trecho do samba-enredo que fala sobre Rubens Paiva e a necessidade de resistir: 

“No Brasil de Rubens Paiva,
Lute pra vencer, 
Aceite se perder,
Se o ideal valer,
Nunca desista,
Não é digno fugir”

Havia a previsão de que a primeira-dama Janja participasse do desfile da Acadêmicos de Niterói, como componente do último carro alegórico da escola. A presença da primeira-dama gerou forte debate interno no Palácio do Planalto, após ações terem sido apresentadas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) alegando a possibilidade de crime eleitoral no desfile. 

Janja havia sido liberada para participar do desfile, após avaliação de assessores jurídicos do governo de que não haveria problema na participação da primeira-dama, uma vez que ela não é formalmente uma autoridade nem ocupa nenhum cargo público. Na última hora, porém, a primeira-dama decidiu não participar, e a escola colocou a cantora Fafá de Belém em seu lugar como destaque do último carro alegórico.

Em nota divulgada na última segunda (16), Janja Lula da Silva, afirmou que desistiu de desfilar na Sapucaí para evitar a “possibilidade de perseguição’ ao presidente Lula e à escola de samba Acadêmicos de Niterói, autora da homenagem.

Na nota, Janja disse que foi à concentração da escola momentos antes do desfile para manifestar apoio e que, depois, decidiu assistir à homenagem ao lado de Lula, no camarote. A primeira-dama disse que a decisão foi tomada mesmo havendo segurança jurídica.

“Mesmo com toda segurança jurídica de que a primeira-dama, Janja Lula da Silva, poderia desfilar, diante da possibilidade de perseguição à escola e ao presidente Lula por receber uma das maiores honrarias que um brasileiro pode ter, que é ser homenageado por uma Escola de Samba, Janja optou por não desfilar para estar ao lado da pessoa que ela mais ama na vida”, diz um trecho da nota enviada pelo Palácio do Planalto à imprensa.
 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Greve geral na Argentina adia partidas de futebol no país; confira

Jogo entre Lanús e Flamengo não foi afetado. Argentina vive onda de protestos e greve nacional contra reforma trabalhista

Celular de corretora morta por síndico estava em tubulação de prédio

Reprodução/PCGO O celular da corretora de imóveis Daiane Alves, encontrada morta em Caldas Novas (GO) depois de passar mais de um mês desaparecida, foi localizado...

Lendas do futebol prestam apoio a Vini Jr. após caso de racismo; veja

Vini Jr. acusou Prestianni de racismo durante duelo entre Benfica e Real Madrid. Nomes como Henry e Rooney defenderam o brasileiro