Cinco sinais de que os EUA podem atacar o Irã a qualquer momento

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Jovem Pan> Notícias> Mundo> Cinco sinais de que os EUA podem atacar o Irã a qualquer momento

Combinação de ultimatos públicos, movimentações militares aceleradas e negociações nucleares travadas eleva o nível de alerta no Oriente Médio

Por Jovem Pan 20/02/2026 09h20 Foto por ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / VARIOUS SOURCES / AFP

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que o Irã deve fazer um “acordo significativo” nas negociações com Washington nos próximos 10 dias, caso contrário, “coisas ruins acontecerão”, enquanto enviava navios de guerra, caças e outros equipamentos militares para a região.

A combinação de ultimatos públicos, movimentações militares aceleradas e negociações nucleares emperradas elevou o nível de alerta no Oriente Médio. Embora Washington não tenha anunciado uma ofensiva, os sinais emitidos pela Casa Branca e pelo Pentágono indicam que os Estados Unidos estão construindo as condições políticas e estratégicas para agir rapidamente contra o Irã, caso considerem que a diplomacia fracassou.

Veja a seguir os principais indícios:

1- Prazo público imposto por Trump O presidente dos EUA Donald Trump afirmou que o Irã tem de 10 a 15 dias para fechar um acordo nuclear “significativo”, alertando que, caso contrário, “coisas ruins acontecem”. A imposição de um prazo explícito eleva a pressão diplomática e sugere que medidas mais duras podem estar sendo consideradas.

2 – Reforço militar americano na região Os Estados Unidos enviaram reforços ao Oriente Médio, incluindo um segundo porta-aviões e aeronaves adicionais. A presença ampliada de forças navais aumenta a prontidão operacional.

3 – Mobilização estratégica no Mediterrâneo O deslocamento do porta-aviões USS Gerald R. Ford para próximo da entrada do Mar Mediterrâneo amplia o alcance militar americano na região e reforça a capacidade de resposta rápida a qualquer escalada.

4 – Alertas sobre preparação de forças até março Segundo autoridades americanas, altos funcionários de segurança nacional foram informados de que as forças necessárias para uma possível ação militar podem estar totalmente mobilizadas até meados de março.

5 – Escalada retórica e militar do Irã O Irã realizou exercícios com munição real no Estreito de Ormuz, rota estratégica para o comércio global de petróleo, e enviou carta ao Conselho de Segurança da ONU afirmando que responderá “de forma decisiva e proporcional” a qualquer agressão.

O momento também é delicado para Teerã no plano interno e externo. O regime iraniano enfrenta desgaste após ataques israelenses e americanos no ano passado contra instalações nucleares e militares, além de novos protestos reprimidos com violência nos últimos meses.

Ao mesmo tempo, mantém exercícios militares conjuntos com a Rússia e resiste às exigências dos Estados Unidos e de Israel para limitar não apenas o programa nuclear, mas também o desenvolvimento de mísseis e os laços com grupos armados na região.

*Estadão Conteúdo

Leia também Com brasileiros na lista, Miami dobra número de milionários em dez anos Trump promete divulgar arquivos de supostos OVNIs após fala de Obama Tags: atacar, Cinco sinais, eua, Irã, podem Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium. Torne-se um assinante> Mais JP Últimas Notícias Opinião Jovem Pan Videos   Podcasts JP News   Afiliadas Ouça a Rádio Jovem Pan Ao Vivo   Atlas de cobertura Sobre a Jovem Pan Anuncie Feed RSS Aplicativos Política de Privacidade Política de Ética Nossa Redação (11) 93117-0620 Todos os direitos reservados – Portal Jovem Pan Online – Rádio Panamericana S/A
Av. Paulista, 807 – 24º andar – Cerqueira César – São Paulo – SP
+55 11 2870-9700 – [email protected]
?>

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em julgamento, Zuckerberg nega desenvolver redes para viciar jovens

Jovem Pan> Notícias> Mundo> Em julgamento, Zuckerberg nega desenvolver redes para viciar jovens ...

Novo México investiga denúncia de corpos enterrados perto do rancho de Epstein

Jovem Pan> Notícias> Mundo> Novo México investiga denúncia de corpos enterrados perto do rancho de Epstein ...

Milei oferece tropas ao Conselho da Paz para Gaza, lançado por Trump

Jovem Pan> Notícias> Mundo> Milei oferece tropas ao Conselho da Paz para Gaza, lançado por Trump ...