Duas vagas e sete concorrentes: Veja os cenários da última rodada do Baianão 2026

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A última rodada da primeira fase do Campeonato Baiano vai ter emoção. Neste sábado (21), Atlético de Alagoinhas e Bahia abrem, no Estádio de Pituaçu, às 20h, o ato final da primeira etapa do Baianão. No domingo (22), os outros quatro jogos serão realizados às 16h. Sete equipes disputam as duas vagas restantes para a semifinal, enquanto cinco times ainda lutam contra a zona de rebaixamento. A informação foi veiculada inicialmente pelo portal Bahia Esportiva.

O Bahia é o único time garantido matematicamente na semifinal, mas o Vitória tem a vaga praticamente selada. A única forma do Leão não avançar, seria perdendo de 3 a 0 (ou mais), ver o Jacuipense vencendo o Bahia de Feira por quatro gols de diferença, além de ver adversários diretos (Jequié, Porto ou Juazeirense) triunfando também.

Os quatro primeiros colocados já estão livres do rebaixamento. Bahia, Vitória, Jequié e Porto não se preocupam mais com possibilidade de queda. No caso Jipão, uma vitória simples garante a vaga. Em caso de empate com o Barcelona, a ADJ vai precisar torcer para o Galícia não vencer o Vitória, Jacuipense e Bahia de Feira terminarem empatados ou o Tremendão não vencer por uma diferença de dois gols.

CENÁRIOS DA ÚLTIMA RODADA DO BAIANÃO
O Porto é outro time que se garante na semifinal com uma vitória simples. No caso de empate com a Juazeirense, precisará torcer para o Galícia não vencer o Vitória ou Jacuipense x Bahia de Feira terminar empatado.

Os times de fora do G-4 tem uma vida mais complicada. Além de vencer o Bahia de Feira, o Jacuipense precisará torcer para o Jequié não vencer o Barcelona ou para o Porto não vencer a Juazeirense, ainda tendo que aguardar por uma vitória simples do Cancão de Fogo, porque uma goleada já atrapalharia o Leão do Sisal no saldo de gols.

Ao mesmo tempo, o Jacuipense tem chances de rebaixamento, e para evitar isso, não pode perder para o Bahia de Feira. Mas em caso de derrota, terá que torcer para o Galícia perder para o Vitória ou Juazeirense perder para o Porto ou Barcelona não vencer o Jequié.

No caso da Juazeirense, é necessário vencer o Porto e torcer para o Jacuipense não vencer o Bahia de Feira ou o Jequié não vencer o Barcelona. Para não cair, o Cancão de Fogo não pode perder para o Porto, mas em caso de derrota, terá de torcer para o Galícia não vencer do Vitória, ou para que o Bahia de Feira perca para o Jacuipense, ou o Barcelona não vença o Jequié.

O Galícia tem uma missão difícil para avançar para próxima fase: vencer o Vitória. Além disso, precisará torcer para o Porto não vencer a Juazeirense ou o Jequié não vencer o Barcelona. Para não cair, o Azulão precisará vencer ou empatar com o Leão. Caso seja derrotado, terá de torcer para que o Barcelona perca para o Jequié ou que o Jacuipense vença o Bahia de Feira.

O Bahia de Feira tem que ganhar do Jacuipense e torcer para o Galícia não vencer o Vitória e esperar por um empate entre Porto e Juazeirense ou por um triunfo do Barcelona sobre o Jequié. Para evitar uma queda, terá que vencer seu jogo contra o Jacupa. No caso de derrota, terá de torcer por uma derrota do Barcelona contra o Jequié.

E por último, provavelmente o maior desafio de todos. Para fugir do rebaixamento e ir direto para semifinal, o nono colocado, que até o momento, está sendo rebaixado, o Barcelona precisará vencer do Jequié fora de casa e torcer para que o Galícia não vença o Vitória, ou esperar também por um empate em um dos jogos: Jacuipense x Bahia de Feira ou Porto x Juazeirense.

Caso empate com o Jequié, o Barcelona ainda poderá fugir do rebaixamento se Galícia e Bahia de Feira perderem seus jogos.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

São Paulo renova com Luciano até 2028: ‘Quero continuar escrevendo essa história’

Jovem Pan> Esportes> Futebol> São Paulo> São Paulo renova...

“É a oportunidade da minha vida”, diz Lucas Silva ao ser apresentado pelo Vitória

Um dos 11 reforços contratados pelo Vitória para a temporada até agora, o ponta Lucas Silva foi apresentado nesta sexta-feira (20), no Barradão. Ex-Seoul,...

CBF conclui testes do impedimento semiautomático no Maracanã; Fonte Nova está entre os próximos estádios

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) concluiu a etapa inicial de testes do sistema de impedimento semiautomático (SAOT) no Maracanã. A avaliação ocorreu durante...