Fiesp e Firjan temem investigações comercias dos EUA contra o Brasil

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A indústria brasileira está preocupada com os desdobramentos das investigações sobre práticas comerciais do Brasil, cuja continuidade foi ordenada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na noite de sexta-feira (20/2). Na ocasião, o republicano anunciou tarifas globais de 10%, Neste sábado (21/2),  ele afirmou que aumentá a sobretaxa para 15%.

Em nota, tanto a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) como a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) destacaram a importância das investigações, dentro do rol de medidas anunciadas por Trump nos últimos dois dias.

Leia também

“O Brasil é um dos poucos países do mundo que já estão sob investigação desde julho de 2025”, diz o comunicado da Fiesp. “Com isso, os produtos brasileiros poderão ser atingidos por novas sobretaxas muito antes de nossos concorrentes internacionais, cujos processos de investigação se iniciarão a partir dos anúncios de sexta-feira.”

A nota da Firjan destaca a importância de uma análise detalhada sobre os prazos para a retirada das tarifas de 40% e 10% sobre produtos brasileiros e a substituição pela nova tarifa global, que na véspera havia sido fixada em 10%, mas, neste sábado, passou para 15%. “Também seguem como ponto de atenção as possíveis investigações anunciadas”, acrescenta o texto.

Seção 301

A investigação contra o Brasil, que também têm como alvo a China, ocorre no âmbito da Seção 301, da Lei Comercial de 1974, que apura supostas práticas desleais de comércio. Na análise são observadas questões como desmatamento ilegal, propriedade intelectual, pirataria, corrupção e o Pix. Ela pode resultar na aplicação de novas tarifas contra produtos brasileiros.

A continuidade das investigações comerciais foi mencionada na sexta-feira pelo Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR), depois que a Suprema Corte americana decidiu barrar as tarifas de Trump.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Delegado do caso Orelha anuncia pré-candidatura a deputado pelo PL

O delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), Ulisses Gabriel, confirmou pré-candidatura a deputado estadual pelo PL e anunciou que deixará o comando...

Kate Middleton faz primeira aparição pública desde a prisão de Andrew

Neste sábado (21/2), a princesa Kate Middleton compareceu à partida do Torneio das Seis Nações entre Inglaterra e Irlanda, em Londres

Após visitar Bolsonaro, Nikolas rebate críticas de Eduardo de que está com “amnésia” e diz: “ele não está bem”

Em conversa com jornalistas, após visitar na manhã deste sábado (21) o ex-presidente Jair Bolsonaro na Papudinha, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) rebateu...