Jovem Pan> Notícias> Mundo> Países árabes condenam falas de embaixador dos EUA sobre direito de Israel no Oriente Médio
Comentário sobre possíveis direitos bíblicos de Israel, feito em entrevista a Tucker Carlson, foi classificado como imprudente e contrário ao direito internacional por governos da região
Por Jovem Pan 22/02/2026 07h41 – Atualizado em 22/02/2026 07h41 Foto por ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP
O embaixador dos EUA em Israel, Mike Huckabee (à direita), sorri enquanto o presidente dos EUA, Donald Trump (à esquerda), se reúne com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que não aparece na foto, no Salão Azul da Casa Branca, em Washington, DC, em 7 de julho de 2025.
Países árabes condenaram neste sábado (21) as declarações do embaixador dos Estados Unidos em Israel, Mike Huckabee, que pareceu sugerir em uma entrevista que Israel teria direitos bíblicos sobre uma vasta faixa do Oriente Médio.
Huckabee, ex-ministro batista e fervoroso aliado de Israel, fez as declarações no podcast do jornalista americano de extrema direita Tucker Carlson, que além disso é crítico de Israel.
Em um episódio exibido na sexta-feira, Carlson pressionou Huckabee sobre o significado de um versículo bíblico que às vezes é interpretado como se Israel tivesse direito à terra entre o rio Nilo, no Egito, e o Eufrates, na Síria e no Iraque.
Em resposta, Huckabee disse: “Estaria bem se ficassem com tudo isso”.
No entanto, ao ser novamente questionado, Huckabee afirmou que Israel “não está pedindo para ficar com tudo isso” e acrescentou: “Foi, de certo modo, uma declaração hiperbólica”.
Vários países árabes condenaram o diplomata americano.
A Arábia Saudita descreveu suas palavras como “imprudentes” e “irresponsáveis”, enquanto a Jordânia disse que eram “um atentado contra a soberania dos países da região”.
O Kuwait classificou a declaração como “flagrante violação dos princípios do direito internacional”, enquanto Omã afirmou que os comentários “ameaçavam as perspectivas de paz” e a estabilidade na região.
O Ministério das Relações Exteriores do Egito reafirmou “que Israel não tem soberania sobre o território palestino ocupado nem sobre qualquer outra terra árabe”.
A Autoridade Palestina afirmou no X que as palavras de Huckabee “contradizem a rejeição do presidente americano Donald Trump à anexação da Cisjordânia por (Israel)”.
Neste sábado, Huckabee publicou duas mensagens no X esclarecendo ainda mais sua posição sobre outros temas mencionados na entrevista, mas não abordou seu comentário sobre o versículo bíblico.
*AFP
Leia também Governo Trump mantém investigação contra Brasil e China e ameaça com novas tarifas Mais de 1.500 presos políticos pedem para ser incluídos em anistia na Venezuela
Tags: Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium. Torne-se um assinante> Mais JP Últimas Notícias Opinião Jovem Pan Videos Podcasts JP News Afiliadas Ouça a Rádio Jovem Pan Ao Vivo Atlas de cobertura Sobre a Jovem Pan Anuncie Feed RSS Aplicativos Política de Privacidade Política de Ética Nossa Redação (11) 93117-0620 Todos os direitos reservados – Portal Jovem Pan Online – Rádio Panamericana S/A
Av. Paulista, 807 – 24º andar – Cerqueira César – São Paulo – SP
+55 11 2870-9700 – [email protected]
?>

Facebook Comments