UE insta EUA a cumprir os termos do acordo comercial

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

UE insta EUA a cumprir acordo comercial após decisão da Suprema Corte; Trump aumenta tarifas globais

A Comissão Europeia pediu neste domingo aos Estados Unidos que cumpram os termos do acordo comercial firmado no ano passado, após Donald Trump anunciar novas tarifas globais em resposta à decisão da Suprema Corte. A UE ressaltou que “Um acordo é um acordo. Como principal parceiro comercial dos Estados Unidos, a UE espera que os Estados Unidos cumpram os compromissos estabelecidos na Declaração Conjunta, assim como a UE mantém os seus.”

Na sexta-feira, a Suprema Corte dos Estados Unidos declarou que Trump excedeu sua autoridade ao impor uma série de tarifas que afetam o comércio global. Em resposta, o mandatário republicano anunciou, no sábado, o aumento da tarifa global de 10% para 15%, que entra em vigor em 24 de fevereiro por 150 dias, com isenções setoriais.

O veredito da Corte levanta dúvidas sobre o futuro do acordo, já que o Parlamento Europeu, inicialmente contrário ao texto, preparava-se para aprová-lo na terça-feira. O acordo assinado no ano passado permitiu à UE limitar as tarifas aplicadas nos Estados Unidos a 15% para a maioria dos produtos, bem abaixo dos 30% que o governo americano ameaçava impor.

A discussão ocorre em meio a tensões nas relações comerciais entre a região e os EUA, com impactos esperados em cadeias globais e nos exportadores de ambos os lados. A UE reforça a importância de cumprir os compromissos do acordo, enquanto Washington avalia as consequências da decisão judicial e das novas medidas tarifárias.

E você, como acredita que esse embate entre a União Europeia e os Estados Unidos pode afetar o comércio mundial nos próximos meses? Compartilhe suas ideias nos comentários e participe da conversa.


Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Kiev é alvo de novo ataque às vésperas de quatro anos da invasão da Rússia

Jovem Pan> Notícias> Mundo> Kiev é alvo de novo ataque às vésperas de quatro anos da invasão da Rússia ...

Homem armado é morto após invadir propriedade de Trump na Flórida

Jovem Pan> Notícias> Mundo> Homem armado é morto após invadir propriedade de Trump na Flórida ...

Hungria anuncia que bloqueará 20º pacote de sanções da União Europeia contra Rússia

Jovem Pan> Notícias> Mundo> Hungria anuncia que bloqueará 20º pacote de sanções da União Europeia contra Rússia ...