Davi Alcolumbre promulga Lei da Dosimetria

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), promulgou nesta sexta-feira a Lei da Dosimetria, que permite reduzir a progressão de penas em crimes contra o Estado Democrático de Direito. A medida, já aprovada pelo Legislativo, será publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) e passa a vigorar conforme o texto aprovado.

Entre os principais impactos está a possibilidade de atenuar sentenças em condenações ligadas aos ataques de 8 de janeiro de 2023. Entre os citados está o ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado a 27 anos e 3 meses de prisão.

O projeto havia sido vetado pelo presidente Lula no dia 8 de janeiro deste ano. Em 30 de abril, a Câmara dos Deputados e o Senado derrubaram o veto, abrindo caminho para a promulgação da lei.

Lula tinha até a última quarta-feira (6) para promulgar o texto, mas não o fez no prazo. Com isso, a responsabilidade pela promulgação passou ao presidente do Congresso, que oficializou a nova lei.

A promulgação formaliza a possibilidade de dosimetria na aplicação de penas em crimes contra o Estado Democrático de Direito, o que pode impactar futuras sentenças em casos semelhantes. A publicação no DOU está prevista para ocorrer em breve, consolidando a vigência da norma.

O que você pensa sobre essa mudança no sistema penal? Compartilhe sua opinião nos comentários e participe da discussão sobre o impacto da dosimetria nas próximas decisões judiciais.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Duas pessoas ficam feridas após pá carregadeira tombar na zona rural de Guanambi

Duas pessoas ficaram feridas quando uma pá carregadeira tombou na tarde de sábado na comunidade de Suruá, zona rural de Guanambi, no sudoeste...

Vídeo mostra dupla agindo antes de atirar em tenente irmão de Eloá

Em São Paulo, um atentado contra o tenente Ronickson Pimentel dos Santos, da Rota da Polícia Militar, ocorreu neste fim de semana. Dois...

PF indicia diretor-presidente da ANM por esquema de mineração ilegal

Polícia Federal indica o Mauro Henrique Moreira Sousa, presidente da ANM, e mais 16 pessoas por esquema de mineração ilegal na...