MPF fecha acordo com a Supervia para restaurar a Estação Leopoldina

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Fechada e em total abandono, há 20 anos, a Estação Ferroviária Barão de Mauá/Leopoldina, no centro do Rio de Janeiro, vai ganhar vida novamente e até abrigar um Centro Cultural, com espaço para exposições, apresentações de música, dança, teatro e salas de aula.ebc.png627957f86f6f7ebc.gif627957f8a094a

A reforma da estação e das plataformas de chegada e saída dos trens vai ser feita pela Supervia, a concessionária que administra a circulação de trens urbanos no Rio e que também é responsável pela Leopoldina, conforme o contrato de concessão com o estado.

A garantia da restauração está no acordo assinado com o Ministério Público Federal, na última sexta-feira.

A Supervia não informou o valor total das obras, que começam após a aprovação do projeto já apresentado pela Supervia ao Iphan, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Segundo o Iphan, um projeto emergencial de reforma da estação Barão de Mauá/Leopoldina já havia sido aprovado.

O Centro Cultural deve ser instalado até um ano após a conclusão da reforma, a um custo inicial de R$ 500 mil.

Em setembro de 2021, a 20ª Vara Cível da Justiça Federal condenou o estado do Rio de Janeiro, a Supevia e a União, os três responsáveis pela gestão do prédio, a promoverem a recuperação completa do imóvel.

A estação Barão de Mauá foi projetada pelo arquiteto inglês Robert Prentice e inaugurada em 1926. Na gare havia serviços como cafeteria, barbeiro, engraxate, charutaria e agência bancária. Nas plataformas partiam e chegavam trens de várias localidades do Rio de Janeiro, de Vitória e Zona da Mata de Minas, além do famoso Trem de Prata, que fazia o trajeto do Rio para São Paulo entre os anos 1994 e 1998.

Cultura Rio de Janeiro 09/05/2022 – 14:27 Leila Santos / GT Passos Cristiane Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional rio Estação Leopoldina Supervia MPF segunda-feira, 9 Maio, 2022 – 14:27 2:01

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS