Leite materno pode salvar milhares de vidas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Mais uma vez, pesquisas apontam os benefícios do aleitamento materno até os seis primeiros meses de vida do bebê.

A pesquisa sobre amamentação foi coordenada por um cientista gaúcho, o epidemiologista Cesar Victora, professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e um dos cientistas brasileiros de maior projeção. ?? convite da Organização Mundial de Saúde (OMS) para comandar o grupo internacional que cruzou dados de 28 pesquisas já realizadas sobre o tema.

Os dados mostram que aleitamento materno diminui risco de câncer de mama e de ovário nas mães e, nas crianças, reduz risco de desenvolver obesidade e diabetes na fase adulta, além de aumentar a imunidade do organismo à dezenas de doenças.

aleitamento_materno2O estudo revela que a amamentação poderia evitar a morte de 800 mil crianças por ano, em todo o mundo, e salvar a vida de 20 mil mulheres.

Ainda tem a redução de custo com a saúde. No Brasil, o aumento das taxas de amamentação de crianças de até seis meses de idade reduziria os custos com tratamento de doenças como pneumonia, diarreia e asma.

Conforme o trabalho, a falta de amamentação causa um prejuízo anual de US$ 302 bilhões, por limitar o desenvolvimento intelectual ??? são US$ 8,7 bilhões perdidos apenas no Brasil.

.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...