Cientista brasileiro Carlos Nobre é eleito integrante da Royal Society

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O pesquisador sênior do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP), Carlos Nobre, foi eleito integrante estrangeiro da Royal Society.

Segundo o anúncio da academia, mais de 60 cientistas de todo o mundo foram eleitos. Os 51 bolsistas e os 10 membros estrangeiros, juntamente com um bolsista honorário, foram selecionados por suas contribuições à ciência.

Antes dele, o único brasileiro a figurar na lista era o imperador Dom Pedro II, eleito em 1871, não como cientista, mas como membro da realeza.

Nobre é diretor científico do Instituto de Estudos Climáticos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e diretor da Amazon Third Way Initiative/Projeto Amazônia 4.0.

O climatologista é um frequente crítico das políticas públicas para o meio ambiente do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele, por exemplo, já teve embates públicos com o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles.

Trabalho contra desmatamento Nobre foi reconhecido pelo trabalho nas interações biosfera-atmosfera e os impactos climáticos do desmatamento da Amazônia e sua liderança em programas que moldaram a ciência brasileira.

Pesquisador da área ambiental há mais de 40 anos, Nobre formulou a hipótese de ???savanização??? da Amazônia, por causa do avanço rápido do desmatamento.

A Royal Society, instituição britânica fundada em 1660, é considerada das mais antigas e prestigiadas sociedades científicas do mundo.

O post Cientista brasileiro Carlos Nobre é eleito integrante da Royal Society apareceu primeiro em Metrópoles.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Deputado do PL alega “hiperfoco” ao justificar motim na Câmara em 2025

Pollon diz que o motim da oposição na Câmara em 2025 teve relação com hiperfoco ligado ao TEA Resumo: o deputado federal Marcos Pollon...

VÍDEO: Lula toma “bronca” de Janja após falar com mulher durante evento do PT em Salvador

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva dormiu de “couro quente” após ouvir uma bronca da primeira-dama Janja durante o aniversário do PT...

Câmara aprova redução de impostos com impacto de R$ 1,1 bilhão

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (10/02) um projeto para reduzir impostos da indústria química e petroquímica. A renúncia fiscal estimada para...