Santuário promove celebração a Nossa Senhora de Fátima em Salvador

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Guiados pela fé e com as mãos erguidas agitando lencinhos brancos em saudação, dezenas de devotos caminharam em procissão a Nossa Senhora de Fátima, entoando a canção “13 de maio”, que conta a história da santa. 

Nesta sexta (13), dia dedicado à santa pela Igreja católica, o Santuário Nossa Senhora de Fátima, situado no Colégio Antônio Vieira, no Garcia, organizou uma programação especial para celebrar o dia da padroeira da instituição, com o tema “Com Nossa Senhora de Fátima, para que trilhemos caminhos de paz”. 

“Esse é o primeiro santuário dedicado a Nossa Senhora de Fátima fora de Portugal, então, para os devotos têm uma importância muito grande, porque ele já consta no coração dos baianos e soteropolitanos, eles têm um apreço pelo espaço e por tudo que ele representa. Já faz parte do itinerário de muitos nessa data”, contou o padre Cleber Gonçalves, reitor do Santuário de Nossa Senhora de Fátima.

A comemoração iniciou com uma alvorada, às 6h. Ao longo do dia foram realizadas quatro celebrações eucarísticas. O final da tarde foi marcado pela realização de uma procissão. O cortejo seguiu pela avenida principal do bairro, a Leovigildo Filgueiras.

csm 797d8918a709d0a949bee00c9a264432 28338b41ff
Foto: Paula Fróes/ CORREIO

Devota da santa desde criança, Maria dos Anjos, 36, acompanhou a imagem pela avenida, agradecendo pelo milagre de cura que recebeu. “Há cinco anos eu passei meses buscando por um diagnóstico, que médico nenhum conseguia definir. Eu orei e pedi para que ela intercedesse. Era depressão, mas além do diagnóstico, ela me deu a cura”, contou a devota. 

Assim como ela, Robert Nascimento, 38, seguiu a procissão por amor e gratidão. Para ele, a necessidade de agradecer tem sido maior que a de pedir. “Esse ano é só para agradecer. Passamos por tanta coisa, tantos medos nos assombraram. Finalmente estamos vencendo a pandemia”, disse o fiel. 

Antes do retorno ao Santuário, os devotos fizeram uma parada em frente à Central Pastoral Bom Pastor e cantaram mais canções em homenagem a Nossa Senhora de Fátima. 

A celebração foi encerrada com uma Missa Solene, às 19h. Os lencinhos deram lugar a velas acesas e um cenário pacífico se formou, ao som da mesma canção que abriu a comemoração: “13 de maio”. De acordo com o padre Cleber Gonçalves, além de paz, o pedido para este ano é mais diálogo entre as pessoas. 

“Que as pessoas possam dialogar. Conflitos bélicos jamais resolvem problemas, mas apenas mediante o diálogo, por isso, o pano de fundo deste ano é a paz. �? aquilo que Jesus diz aos discípulos: ‘eu lhes dou a paz'”, destacou o padre. 
 

*Com orientação da subchefe de reportagem Monique Lôbo

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em ‘Plano Marshall’

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O número de mortos pelas fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul chegou a 75 neste domingo (5), sétimo dia do temporal que já assolou mais da metade do estado. Com mais de 510 mil pessoas afetadas pela tragédia -muitas aguardando resgate-, cidades destruídas, e com previsão de

Lula chega a centro de operações do Exército em Porto Alegre para se reunir com Eduardo Leite

Após pousar na Base Aérea de Canoas (RS), o presidente Lula se dirigiu para o 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, na zona leste de Porto Alegre, onde está em funcionamento um centro de operações do Exército, instalado para lidar com os efeitos dos desastres no Estado. As informações são da Rádio Gaúcha. Lula chegou

Moraes estabelece prazo para diligências sobre Monark

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, acolheu pedido do procurador-geral da República, Paulo Gonet, e determinou que a Polícia Federal faça novas diligências no inquérito sobre o suposto crime de desobediência atribuído ao influenciador Bruno Aiub, o Monark. A corporação terá 30 dias para fazer a apuração. O Ministério Público Federal depois