Um ato realizado pela Associação dos Lúpicos Organizados da Bahia (Loba) e pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) vestiu o monumento “Meninas do Brasil” de roxo para homenagear o Dia Internacional da Atenção à Pessoa com Lúpus, celebrado nesta terça-feira (10).
As “Gordinhas de Ondina” passaram a ter roupas no tom da campanha e lembraram as pessoas que trafegam pela Avenida Milton Santos da importância do tratamento para quem vive com essa condição.
O lupus é uma doença inflamatória crônica que afeta principalmente as mulheres. O lúpus não é uma doença comum, não é contagioso e é causado por alterações no sistema imunológico, responsável pelas nossas defesas, contra as próprias proteínas ou células, causando problemas em diversas partes do corpo.
As manifestações mais comuns são: manchas ao redor dos olhos (em forma de asas de borboleta), manchas no corpo, emagrecimento constante, queda intensa de cabelo, alterações renais, cansaço ou fadiga, dor articular e falta de apetite. Outros sintomas incluem queda de cabelo e palidez dos dedos das mãos e pés nos dias frios, conhecido como fenômeno de Raynaud.
Para os portadores é importante contar com o apoio familiar, o uso regular dos medicamentos recomendados pelos médicos, e evitar a exposição em excesso à luz solar e a lâmpadas fluorescentes.
Comentários Facebook