Duas décadas após invasão da UFBA, Marta propõe mudança de nome do Viaduto do Canela

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Duas décadas após invasão da UFBA, Marta propõe mudança de nome do Viaduto do Canela

Invasão da Faculdade de Direito, em 2001 | Foto: Reprodução / APUB

Salvador poderá ter outro logradouro público nas imediações do campus da Universidade Federal da Bahia (UFBA) com o nome alterado. Depois da mudança na Avenida Adhemar de Barros, em Ondina, que passou a se chamar Milton Santos, a vereadora Marta Rodrigues (PT) pretende agora renomear o Viaduto do Canela.

Para a parlamentar, o local deverá passar a se chamar 16 de Maio, em referência a invasão da Polícia Militar ao campus da Faculdade de Direito da UFBA, em 2001. Na ocasião, policiais reprimiram manifestantes que pediam a cassação do então senador Antônio Carlos Magalhães, acusado de violar o sigilo do painel eletrônico do Congresso.

Segundo a petista, a data faz parte da história da capital baiana e é um marco na luta pela democracia. Atualmente, o viaduto homenageia do ex-deputado federal e professor de Direito Nelson Sampaio.

???Aquele dia de 2001 tem que ser registrado, e o viaduto nomeado de 16 de Maio. O projeto na época chegou a ser aprovado na Câmara, e enviado à prefeitura. Precisamos levar para as ruas a representatividade e a luta da população por direitos e democracia. Naquele espaço foi travado um embate do povo soteropolitano e baiano contra o autoritarismo e as arbitrariedades do carlismo, que não queremos mais para a Bahia nem no formato antigo, tampouco no formato disfarçado de novo???, declarou. 

Ao defender a proposta, Marta relembrou o projeto de indicação apresentado por ela em 2009 e aprovado pelo Conselho Universitário da instituição federal.

???Foram momentos inesquecíveis que remontaram o período da ditadura. Naquele dia, a UFBA, uma instituição federal, foi invadida pela polícia militar contrariando a Constituição Federal. Jovens, professores, pais e mães foram agredidos com uma força brutal da polícia, porque exercíamos nosso direito de liberdade de expressão. Não queremos mais que se repita algo parecido na Bahia???, acrescentou. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Precisamos dar mais visibilidade ao samba”, defende compositor Edil Pacheco em meio ao Carnaval 2026

Edil Pacheco, com 50 anos dedicados ao samba, se emociona ao ser lembrado na programação oficial do Carnaval de Salvador. “Foi uma honra....

Compra on-line revelou esquema bilionário envolvendo chineses e PCC

Esquema bilionário entre chineses e PCC envolve fraudes fiscais e comércio online, aponta investigação A Polícia Civil de São Paulo, em parceria com a...

Margareth Menezes destaca diversidade no retorno aos Mascarados e despista sobre Lula na festa: “Está querendo ver”

Margareth Menezes retornou oficialmente como puxadora de trio no Carnaval de Salvador, conduzindo o Bloco Os Mascarados no Circuito Dodô (Barra/Ondina) nesta quinta-feira...