O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, voltou a defender o sistema eleitoral brasileiro e reafirmou que a urna eletrônica é segura.
Nesta terça-feira (17/5), na abertura do evento ???Democracia e Eleições na América Latina e os Desafios das Autoridades Eleitorais???, Fachin frisou que o ???o Brasil não mais aquiesce a aventuras autoritárias???.
???Nesse ano, o Brasil olha para o mundo e, o mundo, especialmente o mundo democrático, olha para o Brasil???, pontuou.
O ministro citou recentes agressões ao processo eleitoral, como as que ocorreram no México e no Peru, como exemplo negativos que devem ser rechaçados.
???A urna eletrônica permitiu a superação dessas inquietudes. ?? a urna eletrônica que traz paz e segurança ao nosso processo???, salientou.
Fachin garantiu que uma rede internacional de monitoramento irá acompanhar as eleições brasileiras. O ministro citou orgânicos como a Organização dos Estados Americanos (OEA), o parlamento do Mercosul, a Rede Mundial de Justiça Eleitoral, entre outras.
???Somos uma vitrine e cabe a sociedade brasileira levar aos nossos vizinhos uma mensagem de paz e segurança. Temos consciência cívico nacional e transfronteiriça???, ponderou.
Fachin condenou o que chamou de ???possibilidade de regressão??? e fez alertas sobre o risco de se atacar a democracia.
***foto-calendário-eleitoral-2022 ***foto-calendário-eleitoral-2022 ***foto-calendário-eleitoral-2022 ***foto-calendário-eleitoral-2022 ***foto-calendário-eleitoral-2022 ***foto-calendário-eleitoral-2022 ***foto-calendário-eleitoral-2022 ***foto-calendário-eleitoral-2022 ***foto-calendário-eleitoral-2022 ***foto-calendário-eleitoral-2022 ***foto-calendário-eleitoral-2022 ***foto-calendário-eleitoral-2022 0 ???A estapafúrdia invasão do Capitólio, em Washington, em 6 de janeiro do ano passado; os reiterados ataques sofridos pelo Instituto Nacional Eleitoral do México; as ameaças, inclusive de morte, sofridas pelas autoridades eleitorais peruanas no contexto das últimas eleições presidenciais, são exemplos do cenário externo de agressões às instituições democráticas, que não nos pode ser alheio. ?? um alerta para a possibilidade de regressão a que estamos sujeitos e que pode infiltrar-se em nosso ambiente nacional, na verdade, já o fez???, concluiu.
O TSE tem rebatido reiteradas vezes ataques, inclusive do presidente Jair Bolsonaro (PL), de que o processo eleitoral não é seguro. O chefe do Palácio do Planalto já defendeu o voto impresso, por exemplo.
O post Fachin defende urna eletrônica e rechaça ???aventuras autoritárias??? apareceu primeiro em Metrópoles.

Facebook Comments