A mostra “Elke” tem curadoria de Gabriel Gutierrez e Ubiratã Trindade e reúne fotos inéditas, roupas, perucas, acessórios, vídeos e acervo pessoal da artista, que fazia o Brasil se divertir, mas também refletir, fosse através de sua fala ou da sua imagem.

A exposição foi pensada não como um passeio biográfico, mas como uma homenagem e agradecimento ao legado deixado por Elke Maravilha em diversos campos onde ela foi atuante ou acabou se tornando referência e envolveu muita pesquisa, como destaca Gabriel Gutierrez, que além de curador, coordena o centro cultural que recebe amostra.
Os visitantes poderão ver as peças criadas com a colaboração de gerações de estilistas, maquiadores, cabeleireiros, aderecistas e fornecedores. Como Zuzu Angel, Clodovil, Marquito, Fernando Pires, Silvinho, Valério Araújo e outros profissionais que mantinham uma relação íntima de amizade e troca com artista.
Imagens do acervo do Instituto Moreira Salles, feitas pelo repórter fotográfico David Drew Zingg, também estão na mostra. A exposição Elke fica em cartaz no Centro Cultural Vale Maranhão, em São Luís, de terça a sábado, das 10h às 19h, até o dia 30 de setembro.
Segundo os organizadores, nos próximos dias a exposição também ficará disponível para todo o Brasil por meio de um tour virtual no site cv-ma.org.br.
Da Rádio Nacional em São Luís
Cultura São Luís (MA) 17/05/2022 – 15:56 Sâmia Mendes – GT Passos Madson Euler – Repórter da Rádio Nacional Elke Maranhão Cultura exposição terça-feira, 17 Maio, 2022 – 15:56 128:00

Facebook Comments