Deputado diz que vai colocar ‘cabresto na boca’ de parlamentar negra

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O deputado estadual Wellington Moura (Republicanos) disse, durante sessão na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), para a também deputada Mônica Seixas (PSOL) que iria colocar um “cabresto em sua boca”. O equipamento costuma ser usado na boca de cavalos. A agressão aconteceu quarta-feira (18).  A deputada entrou com um pedido no Conselho de ??tica da Alesp pedindo a perda de mandato de Moura.

“Vou colocar um cabresto na sua boca”, disse Moura. Ela retrucou :”Você não vai calar minha boca”, e ele respondeu :”Vou sim”.

A deputada também pediu a cassação de Gilmaci Santos (Republicanos), que no dia anterior, terça-feira (17), a chamou de “louca”. Além disso, na tribuna da Assembleia, ela denunciou falas transfóbicas de um terceiro parlamentar, Douglas Garcia (Republicanos).

“Houve ofensa à dignidade e decoro da Deputada Monica Seixas em sua forma mais vil e cruel que é utilizando uma ferramenta que pessoas negras escravizadas eram submetidas para que se calassem e servissem ao escravocrata”, diz o pedido.

o deputado que usou a expressão cabresto, tentou se justificar pelo uso do termo. “Quando me referi a deputada Mônica Seixas, me utilizei da palavra cabresto no contexto de dizer: algo que controla, contendo então as palavras dela na qual se utilizava para se manifestar ao deputado Douglas Garcia em um momento em que ela não poderia se manifestar (por questões regimentais)”.

Gilmaci confirmou que a chamou de “louca”, mas negou a agressão.

A discussão teve início no último dia 17, durante a votação que decidia a cassação de Arthur do Val. ???Não calarão uma mulher preta eleita???, disse a parlamentar, pelas redes sociais.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Marconi Perillo lidera disputa para o Governo de Goiás em nova pesquisa

Nova pesquisa da Exata.GO aponta Marconi Perillo (PSDB) na liderança das intenções de voto para o governo de Goiás em 2026, com 33,05%,...

Fato ou fake? Em questão, o jornalismo no caso Moraes-Banco Master

Controvérsia em torno de Moraes e o Banco Master À véspera de Natal, a imprensa brasileira está sob escrutínio por reportar supostos contatos...

Terror por 4 horas: motorista de app é sequestrada e amarrada em cerca

O que parecia mais uma corrida comum terminou em desespero. Uma motorista de aplicativo ficou quatro horas sob a mira de dois criminosos...