Comissão aprova projeto que cria nova Lei Geral do Esporte no Senado; texto segue para o plenário

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Comissão aprova projeto que cria nova Lei Geral do Esporte no Senado

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom

O Senado aprovou, nesta quinta-feira (26), por meio da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, o projeto de lei que cria a nova Lei Geral do Esporte (PLS 68/2017). O texto traz inovações como a tipificação do crime de corrupção privada para dirigentes esportivos, a exigência de mulheres em cargos de direção de clubes para liberação de recursos de loterias e o combate ao preconceito nos espaços esportivos. Ele segue para votação no plenário da Casa, ainda sem data definida. As informações são da Agência Brasil. 

Relatado pela senadora Leila Barros (Cidadania ??? DF), o texto foi elaborado por uma comissão de juristas e reúne diversas normas sobre o esporte. São 210 artigos sobre temas como financiamento público e privado, gestão das entidades esportivas, regime de trabalho de atletas e infraestrutura das arenas esportivas.

Entre as novidades da proposta está o dispositivo que tipifica o crime de corrupção privada no esporte, inédito no Brasil. Nesse casos, o texto prevê pena de reclusão de dois a quatro anos e multa para o agente que “exigir, solicitar, aceitar ou receber vantagem indevida, como representante de organização esportiva privada, para favorecer a si ou a terceiros???. 

O texto também cria uma espécie de ???Lei da Ficha Limpa??? para as entidades esportivas, impedindo pessoas afastadas por gestão temerária ou fraudulenta de dirigir clubes e federações. Além disso, determina que as torcidas organizadas que pratiquem condutas discriminatórias, racistas, xenófobas, homofóbicas ou transfóbicas fiquem impedidas de comparecer a eventos esportivos por até cinco anos.

A senadora Leila Barros apresentou substitutivo com alterações significativas no texto. As mudanças, segundo a ex-atleta, foram incorporadas a partir de contribuições de diversas entidades e pessoas. 

O texto garante ainda igualdade na premiação paga a atletas homens e mulheres em competições que façam uso de recursos públicos, promovidas ou disputadas por organizações esportivas que se utilizem desses recursos.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fortes chuvas provocam alagamentos em cidades do Oeste baiano

Chuvas fortes no final da tarde deste domingo (21) provocaram transtornos no Oeste da Bahia, atingindo Santa Maria da Vitória e Ibotirama. O...

Seleção brasileira encerra temporada na 5ª posição no ranking da Fifa

Brasil sobe para a 5ª posição no ranking da FIFA ao encerrar a temporada, fortalecendo o desempenho sob o comando do técnico italiano...

Neymar promete fazer o ‘impossível’ para conquistar a Copa e manda recado: ‘Alô, Ancelotti!’

Meta description: Neymar promete fazer o impossível para conquistar a Copa do Mundo de 2026 e manda recado a Ancelotti. Veja os detalhes...