Extração de areia monazita pode movimentar mais de 100 milhões de reais em Prado e Caravelas

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A Energy Fuels pretende investir US$ 27,5 milhões de dólares, o que equivalente à R$ 134 milhões de reais na compra de concessões para a exploração no trecho entre as cidades de Prado e Caravelas, no extremo sul da Bahia.

A  empresa, com sede nos Estados Unidos (EUA), tem em vista a extração da monazita, um fosfato de terras raras, urânio e tório, matéria-prima importante na produção de terras raras, que são insumos para a fabricação de produtos como baterias recarregáveis, televisores, catalisadores automotivos e equipamentos de craqueamento de petróleo.

O trecho das concessões abrange uma área de 15.089,71 hectares e envolve quantidades significativas de minerais pesados, incluindo monazita, que alimentarão a cadeia de fornecimento de elementos de terras raras da Energy Fuels, nos EUA.

Mineral suldabahia
Faixa de terra entre Prado e Caravelas, com potencial de extração de areia monazítica

O projeto é um conhecido depósito de areia mineral pesada com mais de 3.300 perfurações, indicando concentrações significativas de titânio (ilmenita e rutilo), zircônio (zircão) e elementos de terras raras (monazita ).

O potencial da área é fornecer cerca de 3mil a 10mil toneladas por ano de concentrado de areia de monazita (dependendo das taxas de produção), juntamente com 1500 a – 5000 toneladas de óxidos de terras raras totais por ano, potencialmente por décadas.

A mineralização é superficial, o que significa que o material deve ser relativamente fácil de recuperar, usando técnicas padrão de mineração de areia de baixo custo, incluindo o uso de pás carregadeiras, escavadeiras ou dragas.

Devido ao método de sondagem utilizado, as perfurações realizadas até o momento atingem a profundidade média de apenas 5,86m, ou a profundidade média do lençol freático da região.

A empresa planeja concluir uma avaliação econômica preliminar durante o final do primeiro trimestre ou início do segundo trimestre de 2023.

Fonte: Brasil Mineral

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Equipe de Alcobaça vence a Super Copa dos Campeões de Beach Soccer da Costa das Baleias 2024

Quatro equipes disputaram entre si: Baba da Orla (Alcobaça), Mangabeira (Prado), Real Porto (Mucuri) e Babilônia (Nova Viçosa). Os confrontos na fase de classificação aconteceram no sábado, dia 27 de abril, com jogos disputados na Arena de Beach soccer Roniery Barbosa, localizada na Orla do...

Quatro jogos eletrizantes marcaram a terceira rodada da 6ª Copa do Café de Guarani

A terceira rodada da 6ª Copa Café de Futebol do Guarani 2024 aconteceu neste domingo, dia 28 de abril, na Arena Arcanjão. No primeiro jogo disputado neste domingo, dia 28 de abril, na Arena Arcanjão, em partida válida pela Copa Café de Futebol do Guarani...

Prado: Campeonato Municipal de Futebol 2024 começa com tudo

Futebol amador volta a movimentar a cidade com 16 times participantes O Campeonato Municipal de Futebol de Prado começou no domingo, dia 21, com dois jogos no Estádio Municipal Nailton Batista de Oliva. A competição, que reúne 16 equipes, é organizada pela Liga de Futebol de Prado e pela Diretoria de Esporte do município. O