Datafolha: 72% discordam que sociedade seria mais segura se pessoas andassem armadas

Publicado:

Datafolha: 72% discordam que sociedade seria mais segura se pessoas andassem armadas

Foto: Reprodução / Gov.br

Um levantamento feito pelo instituto Datafolha, divulgado nesta terça-feira (31), aponta que 7 em cada 10 brasileiros negam a ideia de que armas trazem mais segurança para a população. Questionados se “a sociedade brasileira seria mais segura se as pessoas andassem armadas para se proteger da violência”, 72% dos entrevistados discordaram da afirmação. Os que concordam com a ideia são 26%.

O percentual que discorda da afirmação é maior entre mulheres (78%), pessoas que se autodeclaram pretas (78%) e com menor faixa de renda, de até dois salários mínimos (75%), de acordo com a pesquisa divulgada pela Folha de São Paulo. 

Entre os que concordam com a ideia estão os entrevistados com sexo masculino (32%), da região Norte (32%) e com renda familiar de mais de dez salários mínimos (37%). O Datafolha também apontou que 71% dos entrevistados discorda da ideia de que é preciso facilitar o acesso de pessoas às armas, enquanto 28% concordam com o pensamento e 1% não soube responder.

A pesquisa ouviu 2.556 pessoas entre os dias 25 e 26 de maio em 181 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

VEJA CENÁRIOS:

?? preciso facilitar o acesso de pessoas às armas?

Concorda: 28%
Não concorda nem discorda: 0%
Discorda: 71%
Não sabe: 1%

A proporção dos que discordam com a afirmação é maior entre mulheres (77%), pessoas que se autodeclaram pretas (78%) e jovens de 16 a 24 anos (75%). Os que mais concordam com a afirmação são homens (35%), pessoas da região Norte (34%) e pessoas com renda superior a dez salários mínimos (37%).

O levantamento também questionou os entrevistados se “o povo armado jamais será escravizado”, frase que o presidente Jair Bolsonaro (PL) já usou para defender o armamento da população. A maioria das respostas (69%) discordou da afirmação e 28% disseram concordar. Os que não sabem são 3% e os que não concordam nem discordam 1%.

A proporção que discorda com a afirmação é maior entre mulheres (73%), pessoas que moram no Sudeste (73%) e pessoas que se autodeclaram pretas (73%).

Os que mais concordam são brasileiros do Norte do país (40%), pessoas com renda superior a dez salários mínimos (41%) e empresários (52%).

O povo armado jamais será escravizado?

Concorda: 28%
Não concorda nem discorda: 1%
Discorda: 69%
Não sabe: 3%

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lutador suspeito de morte de empresário é réu por desvio de R$ 200 mil

Na trama sombria que cercou a morte do empresário Adalberto Júnior, um personagem central emerge: Leandro Thallis Pinheiro, um segurança e lutador de...

Tragédia em lixão completa 1 mês com rio ainda completamente poluído

No dia 18 de junho, uma montanha de resíduos desabou no lixão Ouro Verde, em Padre Bernardo (GO), provocando uma tragédia ambiental que...

“Maníaco do Del Lago” aterrorizou região do DF com dezenas de roubos

Na manhã de sexta-feira, 18 de julho, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deu um importante passo para restaurar a segurança da...