Lula e Bolsonaro empatam tecnicamente no RJ, aponta Paraná Pesquisas

Publicado:

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) lideram, sob empate técnico, a disputa eleitoral no Rio de Janeiro para a presidência da República, conforme levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas neste sábado (4).
 
No cenário estimulado, Lula aparece numericamente à frente, com 37,9% das intenções de voto, contra 37,5% de Bolsonaro. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) surge como a terceira opção dos fluminenses, mas muito atrás, com 5,6% da preferência.
 
O deputado federal André Janones (Avante), com 1,2%; a senadora Simone Tebet (MDB), com 1,1%; o empresário Pablo Marçal (Pros), com 0,5%; a sindicalista Vera Lúcia Salgado (PSTU), também com 0,5%; o cientista político Felipe D’Ávila (Novo), com 0,3%; o advogado José Maria Eymael (DC), com 0,2%; e o deputado federal Luciano Bivar (UB), com 0,1% também pontuaram na pesquisa.
 
Brancos e nulos somam 9,6% das intenções de voto, enquanto 5,5% dos entrevistados não souberam ou não responderam à pesquisa.
 
Os segmentos da população em que Lula se destaca são as mulheres (42,3%), jovens entre 16 e 24 anos (44,9%) e pessoas que estudaram até o Ensino Fundamental (43,7%). Já Bolsonaro apresenta maior intenção de voto entre os homens (45,6%), entre idosos com 60 anos de idade ou mais (43,6%) e entre pessoas que completaram o Ensino Superior (42,3%).
 
APROVA????O
A maioria do eleitorado do Rio de Janeiro avalia negativamente o governo de Jair Bolsonaro. Desaprovam a gestão bolsonarista, 51% dos fluminenses; enquanto 44,7% disseram aprovar a administração federal. Não opinaram ou não souberam responder, 4,2%.
 
Em um questionário diferente, 46,3% do eleitorado avaliou o governo Bolsonaro como ruim ou péssimo; enquanto 35,9% respondeu que a gestão bolsonarista é boa ou ótima. Apenas 17% dos entrevistados responderam “regular”. Não soube ou não opinou, 0,9%.
 
O instituto Paraná Pesquisas entrevistou 1.540 eleitores em 50 municípios do Rio de Janeiro, entre os dias 30 de maio e 2 de junho. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BR-09584/2022, com margem de erro de 2,5% e nível de confiança em 95%.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pai ameaça filhas, atira no quarto dos netos e é morto pela PM

Na noite do último domingo, um trágico desenrolar de eventos culminou na morte de Roseval Sales de Oliveira, um empresário de 72 anos,...

Trump anuncia que vai punir a Índia por compra de petróleo russo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um anúncio impactante: a Índia enfrentará novas tarifas sobre suas exportações em resposta à compra...

Homem morre ao cair de arquibancada durante show do Oasis em Londres

Em uma noite que prometia ser de celebração e nostalgia, um trágico acidente ocorreu durante o aguardado show da banda Oasis no icônico...