Três cidades brasileiras elegem novos prefeitos para mandatos-tampão

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto
 
Três municípios brasileiros elegeram neste domingo (5/6) seus novos prefeitos que cumprirão mandatos-tampão até 31 de dezembro de 2024. A vitória mais expressiva foi de Joel Orlando Lucinda (MDB), em Porto Belo-SC, com 77,5% dos votos válidos. Ailton Neckel (PP) será o vice-prefeito.
 
A chapa derrotou os candidatos David Jordelino da Silva (PRTB), que obteve 11,62% dos votos válidos, e Rosaura Rodrigues (PT), com 10,80%.
Segundo o TSE, a nova eleição foi marcada após o prefeito e o vice decidirem renunciar aos cargos para os quais foram eleitos em 2020. Emerson Stein, chefe do Executivo, concorrerá a deputado estadual nas eleições deste ano, enquanto o vice, Elias Cabral, optou por não assumir o município para retomar a carreira de servidor na Rede Estadual de Ensino.
Também em Santa Catarina, Neiva Toniello (MDB) foi eleita em Presidente Castelo Branco com 57,11% dos votos. O outro candidato, Vinícius Zanesco (PSC), obteve 42,89%.
 
  • LEIA MAIS: 
    Lula: “STF não pode ficar dando voto pela imprensa” 

A nova eleição ocorreu porque o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado confirmou a cassação dos mandatos de Tarcilio Secco e Ademir Pedro Tonielo. Ambos foram condenados por ofertarem dinheiro a eleitores para não votarem no dia do pleito.
Em Itapemirim-ES, Doutor Antônio (PP) se tornou vitorioso na disputa com Zé Lima (PDT). O primeiro colocado obteve 50,12% dos votos válidos, contra 48,11% do segundo. Niltinho, do PSDB, atingiu 1,77%.

Em março, o Tribunal Superior Eleitoral confirmou a cassação dos mandatos do prefeito Thiago Peçanha Soares e do vice, Nilton Cesar Santos.

“Eles foram cassados pelo TRE do estado por abuso de poder político e conduta vedada após distribuição gratuita de bens, nomeações e contratações exageradas de servidores comissionados e estagiários, bem como por veiculação de publicidade institucional em período vedado”, informou o TSE.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em ‘Plano Marshall’

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O número de mortos pelas fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul chegou a 75 neste domingo (5), sétimo dia do temporal que já assolou mais da metade do estado. Com mais de 510 mil pessoas afetadas pela tragédia -muitas aguardando resgate-, cidades destruídas, e com previsão de

Lula chega a centro de operações do Exército em Porto Alegre para se reunir com Eduardo Leite

Após pousar na Base Aérea de Canoas (RS), o presidente Lula se dirigiu para o 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, na zona leste de Porto Alegre, onde está em funcionamento um centro de operações do Exército, instalado para lidar com os efeitos dos desastres no Estado. As informações são da Rádio Gaúcha. Lula chegou

Moraes estabelece prazo para diligências sobre Monark

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, acolheu pedido do procurador-geral da República, Paulo Gonet, e determinou que a Polícia Federal faça novas diligências no inquérito sobre o suposto crime de desobediência atribuído ao influenciador Bruno Aiub, o Monark. A corporação terá 30 dias para fazer a apuração. O Ministério Público Federal depois