Indigenista e jornalista desaparecem no Vale do Javari, na Amazônia

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Bruno Araújo Pereira, indigenista da Fundação Nacional do Índio (Funai), e o jornalista inglês Dom Phillips, colaborador do jornal The Guardian, desapareceram no Vale do Javari, na Amazônia, nesse domingo (5). Eles se deslocavam no trajeto entre a comunidade ribeirinha São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte, região da floresta que faz fronteira com o Peru.ebcebc

O Ministério Público Federal instaurou procedimento administrativo para apuração e acionou a Polícia Federal, a Polícia Civil, a Força Nacional e a Marinha do Brasil, que vai conduzir a busca na região. A Funai também acompanha o caso e confirmou que Bruno Pereira é servidor da fundação, mas que o indigenista não estava na região em missão institucional.

O desaparecimento foi inicialmente informado nesta segunda-feira (6) pela Coordenação da Organização Indígena Unijava e pelo Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas Isolados. Bruno Pereira e Dom Phillips foram até uma área próxima da base de vigilância da Funai no rio Ituí, para uma reportagem com indígenas na região do lago do jaburu, na última sexta-feira (3).

De acordo com Observatório, nesse domingo (05), quando retornavam, os dois fizeram uma parada agendada na comunidade São Rafael, por volta das 6h. Dali, partiram com previsão de chegada entre 8h e 9h na cidade de Atalaia do Norte, o que não aconteceu. Eles viajavam com uma embarcação nova e combustível suficiente. A última vez que o barco deles foi avistado foi na comunidade São Gabriel, pouco depois da última parada.

Ao longo do dia, equipes de busca da Unijava percorreram o caminho entre a saída e o destino, além de áreas próximas, mas nenhum vestígio foi encontrado.

Segundo o observatório, o indigenista Bruno Pereira é profundo conhecedor da região e já foi coordenador regional da Funai por anos. Na semana do desaparecimento, as equipes da Unijava relataram novas ameaças denunciadas à PF, ao MPF e ao Conselho Nacional de Direitos Humanos.

Segundo o jornal britânico The Guardian, com o qual Phillips colabora, o jornalista e o Bruno Pereira receberam ameaças de madeireiros e garimpeiros da região. Phillips trabalha no Brasil há mais de 15 anos para diversos jornais estrangeiros.

Geral Polícia Federal informou que já está acompanhando o caso São Luís (MA) PF apura desaparecimento de indigenista e jornalista na Amazônia 06/06/2022 – 17:01 Nadia Faggiani/ Renata Batista Gabriel Corrêa – Repórter da Rádio Nacional Jornalista Indigenista Amazônia Funai segunda-feira, 6 Junho, 2022 – 17:01 137:00

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS