Paulo Guedes: “O Brasil está decolando de novo”

Publicado:

Em evento voltado para investidores nacionais e estrangeiros, o ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a dizer que o Brasil está decolando ???de novo??? e apostou em recessão na Europa e nos Estados Unidos neste ano diante dos choques inflacionários provocados pela covid-19 e pela guerra na Ucrânia.
???Temos três choques colossais botando pressão no mundo. O mundo começa a repensar na reconfiguração das cadeias produtivas e é a parte ruim da crise. A inflação vai subir no mundo e vai ter recessão e pressão nos sistemas políticos???, afirmou Guedes, nesta terça-feira (14/6), durante a abertura da 5ª edição do Fórum de Investimentos Brasil 2022 (BIF), em São Paulo.

De acordo com o ministro, a recessão vai atingir as economias desenvolvidas, menos o Brasil. Segundo ele, as economias globais estavam tentando um pouso suave da pandemia, mas a guerra na Ucrânia acabou provocando um ???hard landing???.

???Vai voar pedaço para todo lado. E já vai dar errado???, apostou. Enquanto isso, na avaliação de Guedes, o Brasil está ???começando a decolagem de novo???, por ter se adiantado no ajuste da política monetária em 2021, quando o Banco Central (BC) iniciou o aumento dos juros para conter a inflação.

Desde março do ano passado, quando a taxa básica da economia (Selic) estava em 2% ao ano, o BC brasileiro vem elevando os juros básicos, atualmente em 12,75% anuais. Ele voltou a afirmar que, enquanto os Estados Unidos vão começar a subir os juros, as bolsas vão cair. Segundo Guedes, as previsões de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiros continuarão sendo revisadas para cima enquanto as estimativas para o mundo e os demais países serão revisadas para baixo.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Embraer alega que tarifaço de Trump é contra os interesses dos EUA

A Embraer, uma das principais fabricantes de aviões do Brasil, está se manifestando contra o aumento tarifário imposto pelos Estados Unidos. Em uma...

FPM: R$ 1,3 bi pago aos municípios nesta quarta (20)

Segundo decêndio do mês de agosto tem o terceiro pior repasse do ano; assessor alerta para necessidade de acompanhamento da queda

Haddad defende equipe econômica, cita Delfim Netto e compara projeções do mercado com astrologia

Em uma manifestação contundente durante o seminário “Brazil 2030: Fostering Growth, Resilience and Productivity”, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, abordou a atual...