INTS mobiliza colaboradores em campanha de doação de sangue

Publicado:

O Instituto Nacional De Tecnologia e Saúde (INTS), diante deste mês ser dedicado à campanha de incentivo a doação de sangue, lançou a campanha “Saúde doa Saúde” e mobilizou os colaboradores, levando um grupo ao Hemoba nesta segunda-feira (13).
 
Para a assessora de Comunicação, Marília Simões, a sensação foi de dever cumprido. “Fiquei na cadeira nove minutinhos e posso devolver qualidade de vida a outras pessoas”. 
 
“Venho trabalhando em mim há um tempo essa vontade de doar. Vir com meus colegas foi ótimo, porque um encorajou o outro. Talvez sozinha eu não viesse”, declarou Luciana Paiva, a analista de departamento pessoal do INTS, que já recebeu transfusão de sangue e plaquetas no pós-parto.
 
De acordo com dados do Ministério da Saúde, menos de 2% dos brasileiros são doadores de sangue. O índice é inferior ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que estabelece como meta de 3% a 5% da população. Portanto, é preciso estimular que mais pessoas passem a ser doadores regulares.
 
A biomédica Allana Coelho, coordenadora operacional do banco de sangue do Hospital Manoel Victorino, destaca que os estoques nos hemocentros de todo o país estão ainda mais em baixa com a pandemia, o que impacta demais as unidades de saúde.
 
A especialista reforça que qualquer pessoa entre 16 e 69 anos, acima de 50 quilos, pode doar, desde que atendam aos critérios determinados.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

InfoGripe: número de casos de SRAG segue em queda no país

Embora a incidência ainda esteja elevada, o cenário reflete a interrupção do crescimento ou diminuição das hospitalizações por vírus sincicial respiratório (VSR)

Capitais do Norte e Nordeste ocupam os piores índices de saneamento básico em 2025

Estudo do Instituto Trata Brasil aponta que 8 das 20 piores cidades são capitais dessas regiões; Porto Velho, Macapá e Rio Branco têm os menores índices de coleta e tratamento de esgoto

Vacinação contra o sarampo é intensificada em áreas de fronteira

O objetivo é evitar a reintrodução do vírus no país