Governo do Estado inicia operação de 1.200 novas câmeras inteligentes para a segurança pública

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A partir desta terça-feira (14), 1.200 câmeras de reconhecimento facial, de placas e de análise situacional entram em operação em Salvador e região metropolitana, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Os novos equipamentos ampliam a cobertura do sistema de monitoramento na capital, que já contava com 300 unidades e ajudou a retirar 256 criminosos das ruas desde a implantação do piloto em 2018. O governador Rui Costa acompanhou o início das atividades do serviço no Centro de Operações e Inteligência da SSP, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
 
Segundo Rui Costa, o projeto busca o que há de mais moderno para a comunicação e a atuação das Polícias. “Utilizamos um sistema de inteligência artificial para o monitoramento de lugares estratégicos, incluindo locais onde têm escolas, hospitais, estações de transbordo, entre outros. Estão convidados, portanto, a participarem e se incorporarem a esse sistema as associações empresariais, comerciais e de condomínios. A tecnologia garante um novo pensar e planejar da ação policial militar ostensiva e da ação de inteligência da Polícia Civil nas investigações de crimes e no planejamento preventivo”. 
 
Com um investimento de R$ 665 milhões para a implantação, as novas câmeras são capazes de identificar a quantidade de público em um evento fechado, e realizar alertas de ultrapassagem de perímetro, que avisam se algum local previamente cadastrado foi violado.  
 
Além da ampliação dos pontos com reconhecimento facial e de placas veiculares, a chegada dos equipamentos possibilita que o sistema de monitoramento ofereça a modalidade de análises de situações e comportamentos realizadas através de softwares. 
 
O superintendente de Telecomunicações da SSP, tenente-coronel Renato Lima, explicou como é realizado o trabalho na prática. “O sistema é inteligente e envia alertas a partir de situações predefinidas aos centros de monitoramento, onde os analistas avaliam e enviam o recurso, uma viatura, para fazer aquele atendimento”.  
 
Também nesta terça, foram entregues 160 terminais de comunicação móvel, que são smartphones especiais destinados para o uso policial, substituindo os antigos aparelhos de comunicação via rádio. Com a novidade, os policiais poderão acessar, produzir e compartilhar informações. Também terão acesso aos alertas de reconhecimento facial e de placas em tempo real, promovendo ainda mais agilidade na ação de captura dos procurados e na identificação de veículos com restrição. Até hoje, os alertas eram comunicados pelo Cicom via rádio.
 
As ações integram a expansão do projeto Video-Polícia, que amplia o parque tecnológico e representa o maior investimento na história da Segurança Pública da Bahia em um único projeto. De acordo com o tenente-coronel Renato Lima, a expansão prevê a instalação de mais de quatro mil câmeras inteligentes em outras 78 cidades do interior da Bahia. 
 
Além do aumento dos espaços sob cobertura do videomonitoramento inteligente, o Vídeo-Polícia também estabelece avanços na comunicação, com a disponibilidade de uma faixa exclusiva dedicada à Segurança Pública, através da tecnologia LTE (Long Term Evolution). O serviço montado através de uma parceria com operadora Oi permite a navegação e a transmissão de áudios, textos e vídeos, em tempo real, entre as equipes nas ruas e as Centrais de Comunicação (Cicoms). 
 
De acordo com o presidente da Oi, Rodrigo Abreu, o serviço garante a segurança de que as mensagens não podem ser acessadas por terceiros. Antes, essa comunicação era restrita a áudio. “A Secretaria da Segurança da Bahia tem à disposição uma ferramenta poderosíssima para fazer o monitoramento do dia a dia de maneira muito mais eficiente do que ela fazia anteriormente. �? uma rede móvel e privada, que não depende da rede celular que todo mundo usa no dia a dia, exclusiva para a comunicação das forças de segurança”, destacou.
 
A nova tecnologia permite ainda a gravação e transmissão de imagens, áudios e vídeos gerados pelos próprios aparelhos. Haverá terminais similares instalados nas viaturas de Salvador e da região metropolitana. Foram entregues 31 viaturas para reforçar as operações de segurança na capital e RMS, além de 10 viaturas Auto Bomba Tanque e Salvamento (ABTS) do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em ‘Plano Marshall’

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O número de mortos pelas fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul chegou a 75 neste domingo (5), sétimo dia do temporal que já assolou mais da metade do estado. Com mais de 510 mil pessoas afetadas pela tragédia -muitas aguardando resgate-, cidades destruídas, e com previsão de

Lula chega a centro de operações do Exército em Porto Alegre para se reunir com Eduardo Leite

Após pousar na Base Aérea de Canoas (RS), o presidente Lula se dirigiu para o 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, na zona leste de Porto Alegre, onde está em funcionamento um centro de operações do Exército, instalado para lidar com os efeitos dos desastres no Estado. As informações são da Rádio Gaúcha. Lula chegou

Moraes estabelece prazo para diligências sobre Monark

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, acolheu pedido do procurador-geral da República, Paulo Gonet, e determinou que a Polícia Federal faça novas diligências no inquérito sobre o suposto crime de desobediência atribuído ao influenciador Bruno Aiub, o Monark. A corporação terá 30 dias para fazer a apuração. O Ministério Público Federal depois