‘Sou hoje candidato a permanecer na Câmara’, diz Aécio após pesquisa

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos
O deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) comentou neste sábado (18/06) os números divulgados nessa sexta-feira (17/06) em pesquisa do Instituto F5 Atualiza Dados, na qual o parlamentar aparece como favorito ao posto de senador para as eleições de 2022, em outubro. Apesar do indício favorável ao tucano, Aécio afirma que, a princípio, mantém-se como pré-candidato à Câmara dos Deputados, não ao Senado.
“Recebo esses números como mais uma manifestação de apreço dos mineiros e de reconhecimento aos mais de 30 anos de trabalho que venho desenvolvendo em favor do Estado. Em especial, esses indicadores da pesquisa trazem consigo, pelo menos em parte, a memória dos nossos governos que transformaram para melhor a vida dos mineiros em praticamente todas as áreas”, iniciou, em contato com o Estado de Minas
“Do meu ponto de vista pessoal, sou hoje candidato a permanecer na Câmara Federal, servindo a Minas e dando continuidade a um trabalho extremamente relevante que tenho desenvolvido como presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados”, completou.
Segundo a pesquisa, Aécio tem 18,5% das intenções de voto para senador mineiro em cenário estimulado e também lidera no espontâneo, com 5,8% das menções. O parlamentar admite que os dados mexem com os anseios para o pleito, mas afirma que isso passará por uma decisão conjunta com o PSDB.
“�? natural que as sucessivas pesquisas que, como esta do Instituto F5, divulgada pelo Estado de Minas e Correio Braziliense, me colocam na liderança, mesmo sem qualquer manifestação minha no sentido de uma candidatura, levam o meu partido e outros atores políticos e da sociedade, em Minas e mesmo fora do Estado, a me estimular a rever minha posição e admitir disputar mais uma vez as eleições para o Senado”, diz. 
“Mas essa será sempre uma decisão coletiva que levará em conta o quadro político local e nacional”, completa o tucano.

“Muito honrado de ser lembrado”

O segundo colocado na pesquisa estimulada é o deputado estadual mineiro Cleitinho (PSC), que soma 12,8%. Ele é seguido pelo deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PL-MG), com 5,6%.

“Ainda estamos no início do processo eleitoral. Sou o pré-candidato do Presidente Jair Bolsonaro ao Senado e nosso foco principal é mostrar a importância de termos um Congresso Nacional forte, que realmente seja base de apoio ao Presidente e não se apoie apenas em interesses políticos e na sede de poder. Fazer o Brasil avançar precisa ser a meta de todos! E, Minas Gerais, seguindo neste caminho”, disse Marcelo Álvaro Antônio, à reportagem.

O senador Alexandre Silveira (PSD) fecha o top 4, com 3,8%. O parlamentar, pré-candidato à reeleição, afirma que o trabalho de ainda pré-campanha seguirá.
“Fico muito honrado de ser lembrado pelo povo mineiro, mesmo que a campanha ainda nem tenha iniciado. Vou continuar trabalhando muito no Senado para apresentar resultados concretos para a vida das mineiras e dos mineiros que, no momento certo, tomarão sua decisão de forma democrática e soberana”, diz, ao Estado de Minas.
Procurado pela reportagem, Cleitinho não se manifestou até a publicação desta matéria.

A disputa

A pesquisa do F5 Atualiza Dados mostrou uma grande fatia de votos em aberto. No cenário estimulado, foram 23,6% de indecisos, 13,5% de potenciais manifestações nulas ou em branco e 13,3% perguntas sem respostas. Somados, os índices chegam a 50,4%.
Paulo Piau (MDB), ex-prefeito de Uberlândia, no Triângulo, que dispõe de 2,5% das intenções de voto e completa o top 5. O deputado federal Marcelo Aro (PP-MG), com 2,1%; Carlos Melles (PL), presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e ex-parlamentar, com 1,8%; a professora Sara Azevedo (Psol), com 1,6%; e a vereadora belo-horizontina Duda Salabert (PDT), com 0,9%, fecham a pesquisa estimulada.
As eleições acontecem em 2 de outubro. Caso necessário segundo turno (exclusivo a presidente da República e governadores), ele ocorrerá no dia 30 do mesmo mês.

A pesquisa

A F5 Atualiza Dados fez 1.560 entrevistas telefônicas em Minas Gerais entre os dias 13 e 16 de junho. A margem de erro dos resultados é de 2,5% – para mais ou para menos.
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números MG-00062/2022 e BR-02909/2022.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Lula garante recursos para o Rio Grande do Sul, atingido por temporais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira (2), que não faltarão recursos do governo federal no socorro à população do Rio Grande do Sul e na reconstrução de municípios gaúchos atingidos por tempestades e enchentes desde o início da semana. Lula e uma comitiva de ministros desembarcaram hoje em Santa Maria (RS)

STF decide que MP precisa de autorização da Justiça para prorrogar investigações

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O STF (Supremo Tribunal Federal) definiu que o Ministério Público deve pedir autorização ao juiz responsável para prorrogar procedimentos investigatórios em caso de pessoas que estejam em liberdade. Já havia um consenso nesse sentido em casos de investigados ou réus presos. O tribunal concluiu nesta quinta-feira (2) o julgamento que equipara

Caso Marielle: Brazão quer saída de deputada do PT da relatoria do processo de cassação

A defesa do deputado federal Chiquinho Brazão (sem partido-RJ) pediu ao presidente da Comissão de Ética da Câmara, Leur Lomanto Júnior (União-BA), um novo sorteio para mudar a relatoria do processo que pode levar à cassação do parlamentar. A deputada Jack Rocha (PT-ES) foi escolhida como relatora do processo disciplinar, após quatro sorteados desistirem de