Advogada de Vitória da Conquista sofre racismo de vizinha: ‘macaca’

Publicado:

A advogada Yldene Martins, conselheira estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na Bahia, foi vítima de racismo por uma vizinha, que a chamou, dentre outras injúrias raciais, de ???macaca negra???. O caso aconteceu em Vitória da Conquista, após a advogada solicitar a retirada do carro de outra moradora que ocupava a sua vaga de garagem.

A OAB saiu em defesa da profissional e manifestou “sua irrestrita solidariedade à jovem advogada”. A Ordem destacou um entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), fixado em outubro do ano passado, que considera que o crime de injúria racial é espécie do gênero racismo, sendo, portanto, inafiançável e imprescritível, conforme o artigo 5º, inciso XLII, da Constituição Federal.

A Ordem e a Subseção de Vitória da Conquista repudiaram o racismo sofrido e reafirmaram a disposição de lutar pela promoção da igualdade racial e pela dignidade da pessoa humana.

“?? inadmissível que no Brasil, maior nação negra fora do continente africano, tenhamos que conviver com práticas cotidianas de opressão que negam direitos e tentam rebaixar o ser humano pela cor da sua pele, origem, raça ou etnia”, diz pronunciamento.

De acordo com a OAB, Yldene Martins já está sendo acompanhada pela Comissão de Promoção da Igualdade Racial da Subseção de Vitória da Conquista e terá o apoio da Subseção e da Seccional baiana da instituição.

A Polícia Civil foi procurada sobre o caso, mas não respondeu até a publicação da matéria.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Arma que matou gari em BH é da delegada esposa do suspeito, diz PCMG

Em um desdobramento impactante, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) revelou que a arma com a qual o empresário Renê da Silva...

Homem golpeado com faca em assentamento de Mucuri morre no hospital em Teixeira de Freitas

Em uma triste reviravolta, Josué Souza de Oliveira, de 28 anos, faleceu na madrugada desta sexta-feira (15) no Hospital Estadual Costa...

STF encerra disputa e mantém direitos políticos do prefeito de Eunápolis

Na última quinta-feira (14), uma reviravolta no cenário político de Eunápolis tomou forma quando o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF),...