Conheça o Novorizontino, próximo adversário do Bahia na Série B

Publicado:

Passado o duelo contra o Athletico-PR, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, o Bahia volta a focar na disputa da Série B do Brasileirão. Neste sábado (25), o tricolor recebe o Novorizontino, às 16h, na Fonte Nova, pela 14ª rodada do torneio. Será a primeira vez que o Esquadrão vai encarar o time paulista na história. Por isso, o CORREIO conta um pouco mais sobre o aurinegro. Confira: 

Clube homônimo
Diferente dos principais clubes da Série B, que possuem histórias centenárias, o Grêmio Novorizontino é uma equipe recente do futebol brasileiro. O time foi fundado em 2001, na cidade de Novo Horizonte, no interior de São Paulo. No início, o foco estava apenas em disputas em categorias de base. Só a partir de 2010 o clube se filiou à Federação Paulista de Futebol (FPF) e começou a disputar competições profissionais.  

O atual Novorizontino surgiu em substituição ao Grêmio Esportivo Novorizontino, equipe que representava a cidade e que decretou falência em 1999. Para manter a identidade, a nova agremiação herdou da antiga as cores (amarelo e preto), o tigre como mascote e até o hino. 

novo 1990
Atual Novorizontino substituiu o antigo clube da cidade, que fez a final do Paulistão de 1990 contra o Bragantino
(Foto: Reprodução)

O Novorizontino que disputa a atual Série B, aliás, costuma causar uma confusão nos torcedores. Muitos remetem essa equipe à destacada decisão do Campeonato Paulista de 1990, que ficou conhecida como “final caipira” por reunir dois times do interior. Naquele ano, o antigo Novorizontino, que tinha o zagueiro Márcio Santos (com a braçadeira de capitão na foto) e o técnico Nelsinho Baptista, foi derrotado na decisão pelo Bragantino – atual Red Bull Bragantino – do volante Mauro Silva e do técnico Vanderlei Luxemburgo. 

Rápida ascensão
Estreante na Série B em 2022, o Novorizontino conseguiu uma rápida ascensão desde que se tornou profissional. Logo no primeiro torneio que disputou, em 2012, o clube conseguiu o acesso da segunda divisão do Campeonato Paulista (considerado o quarto nível do futebol estadual) para a Série A3. 

Em quatro anos, o Novorizontino conquistou três acessos e chegou à elite do futebol de São Paulo. Em  2016, o clube disputou o seu primeiro Paulistão e conseguiu se manter na primeira divisão. O sucesso da equipe aconteceu graças aos esforços de ex-jogadores como Alessandro Cambalhota, Carlos Goiano e o ex-atacante Guilherme. Ídolo do Atlético-MG, Guilherme foi o treinador em dois acessos e faturou o título da Série A3 do Campeonato Paulista. 

guilherme alves
Ídolo do Atlético-MG, ex-atacante Guilherme foi o treinador em dois acessos do Novorizontino
(Foto: Divulgação)

A boa fase do Novorizontino se estendeu para o cenário nacional. Em 2017, o clube conquistou, via estadual, a vaga para a Série D do ano seguinte pela primeira vez. E em 2020, conseguiu o acesso para a Série C, ao ser semifinalista da quarta divisão. Em 2021, veio o acesso para a Série B, com a quarta colocação na Série C – subiu junto com Ituano, Tombense e Criciúma. 

Início de ano ruim e oscilação na Série B 
No seu ano de estreia na Série B, o Novorizontino começou muito mal a temporada. O clube foi rebaixado no Campeonato Paulista de maneira vexatória, como último colocado no grupo B, com apenas três pontos em 36 disputados. Terminou o estadual sem vencer um jogo sequer: em 12 partidas, perdeu nove e empatou três. 

No Brasileirão, o Tigre luta contra um novo rebaixamento. A equipe está na 15ª posição, com 14 pontos. Em 13 jogos, o aurinegro conquistou três vitórias, foi derrotado cinco vezes e empatou outras cinco. 

A equipe paulista vai estrear treinador contra o Bahia. Após a derrota para o Tombense, por 3×1 na rodada passada, Allan Aal foi substituído por Rafael Guanaes. 

Por sinal, o Novorizontino conta com jogadores que já defenderam o tricolor baiano, como o zagueiro Ligger, o lateral Romário, e o volante Willean Lepo. 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mercedes tira foco de Verstappen e indica aproximação de acordo com Russell até 2027

A Mercedes está prestes a assinar um contrato de extensão com George Russell, e o chefe da equipe, Toto Wolff, revelou que esse...

Bahia x Retrô: Confira prováveis escalações, arbitragem, horário e onde assistir

Prepare-se para uma grande noite de futebol! O Bahia enfrenta o Retrô nesta quarta-feira (30), às 19h30, na Casa de Apostas Arena Fonte...

Veja os próximos desafios de João Fonseca após queda prematura no Canadá

Após uma eliminação surpreendente na primeira rodada do Masters 1000 de Toronto, onde enfrentou o australiano Tristan Schoolkate, João Fonseca já está pensando...