NASA adia missão que vai explorar asteroide metálico Psyche

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A NASA não tem tempo suficiente este ano para concluir os testes necessários antes do lançamento, especialmente para verificar se o ‘software’ funcionará corretamente em voo, disse a agência espacial sediada em Washington, nos Estados Unidos, num comunicado.

O asteroide Psyche foi selecionado em 2017 como parte do programa Discovery da NASA, uma missão de baixo custo que usa Marte como “assistência gravitacional no caminho”, o que requer uma precisão extrema.

“A decisão de adiar a missão (cujo período de lançamento termina em 11 de outubro) não foi fácil, mas é certa”, adiantou a chefe do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, a cientista Laurei Leshin.

O lançamento da nave possibilitaria que chegasse ao Psyche em 2026, o maior asteroide metálico do sistema solar, que é rico em ferro e níquel e possivelmente com ouro no centro e novos metais.

A NASA apontou que existem possíveis períodos de lançamento em 2023 e 2024, mas as posições orbitais relativas de Psyche e da Terra determinam que a nave não chegaria ao asteroide antes de 2029 e 2030, respetivamente.

Agora, uma equipa de avaliação independente vai analisar as opções possíveis e os próximos passos, incluindo os custos estimados.

“A NASA leva muito a sério os seus compromissos de custo e cronograma de projetos e programas”, sublinhou o diretor da divisão científica da NASA, Thomas Zurbuchen.

Thomas Zurbuchen observou que todas as opções para a missão estão a ser avaliadas no contexto do Programa Discovery e que “uma decisão sobre o caminho a seguir será tomada nos próximos meses”.

O problema de compatibilidade do sistema com os simuladores do banco de testes do ‘software’ foi detetado no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, na Califórnia.

Esta complicação “foi identificada e corrigida”, mas, no entanto, “não há tempo suficiente para concluir uma verificação completa do ‘software’ para o lançamento este ano”.

O ‘software’ de navegação e orientação de voo da nave é responsável pelo seu controlo e por enviar dados e receber ordens da Terra.

Também fornece informações de trajetória para o sistema de propulsão elétrica solar da nave, que começa a operar 70 dias após o lançamento, explicou Thomas Zurbuchen.

Os custos totais da missão Psyche, incluindo o foguete, são de 985 milhões de dólares (933 milhões de euros).

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Na Coreia do Sul, sindicato de funcionários da Samsung Electronics convoca greve inédita

Um sindicato que representa funcionários da Samsung Electronics convocou uma greve inédita na história da gigante de tecnologia sul-coreana, após negociações salariais terminarem sem um acordo. O plano é que membros do sindicato tirem coletivamente um dia de licença remunerada no dia 7 de junho, em um primeiro passo em direção a uma possível greve

Plataforma Star+ vai ter seu conteúdo incorporado ao selo Disney+ em junho

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Todo o conteúdo da plataforma Star+ será incorporado ao Disney+ no próximo dia 26 de junho, e ela deixará de existir no dia 24 de julho. A mudança na organização do streaming havia sido anunciada pela Walt Disney da América Latina no fim do ano passado. Depois dessa data, as

O mês de junho começa com um alinhamento de seis planetas no céu

Amantes da observação noturna, preparem-se para um evento celestial imperdível no início de junho! De acordo com o site Science Alert, seis planetas se alinharão entre os dias 3 e 4 do mês. Se você acordar cedo o suficiente, poderá presenciar Júpiter, Mercúrio, Urano, Marte, Netuno e Saturno formando uma linha única no céu. É