HGRS é primeira unidade da rede estadual a implantar serviço de tratamento da dor

Publicado:

Os pacientes atendidos no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) passarão a ter acesso, em breve, a um serviço de tratamento da dor. Será a primeira unidade da rede estadual de saúde a implantar a especialidade voltada à construção de protocolos a nível ambulatorial e hospitalar.
 
De acordo com o anestesiologista e especialista em dor, Túlio Alves, que será responsável pelo serviço, a estratégia de controle da dor deve estar associada ao tratamento da doença de base do paciente. Por isso, esse é um serviço multidisciplinar, que dialoga com os diversos setores da unidade de saúde para diagnosticar, aliviar e tratar a dor de forma completa e humanizada.
 
“Nós vamos criar protocolos para esse tratamento, para obter uma relação mais linear, de causa e efeito, abordando intensidade da dor, aspectos funcionais e humanitários. Para isso, é preciso uma capilarização, então a capacitação das equipes é o cerne de tudo”, explica o especialista.
 
Segundo a equipe do hospital, o serviço de tratamento da dor tem como principal objetivo melhorar a assistência em um hospital. Além do tratamento de dores crônicas, beneficia também pacientes com quadros agudos de dor, a exemplo daqueles que passaram por um procedimento cirúrgico, seja através do uso de medicamentos ou outras alternativas terapêuticas.
 
“Com a criação de protocolos para tratamento da dor, vamos oferecer aos nossos pacientes, estejam eles internados ou atendidos no ambulatório, mais qualidade de vida. Os aspectos positivos da implantação desse serviço serão vistos a curto e longo prazo na nossa unidade”, comemora o diretor-geral do HGRS, Adil Duarte.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ultraprocessados: alerta nas embalagens sobre risco de câncer poderá ser obrigatório

Proposta em discussão no Senado obriga fabricantes a incluírem nas embalagens advertência visível sobre o potencial cancerígeno desses alimentos. Consumo cresce e preocupa especialistas em saúde pública

Boletim da Fiocruz revela que número de casos de SRAG continua elevado em vários estados, apesar da tendência de queda

Apenas o estado do Amazonas apresenta incidência da Síndrome Respiratória com sinal de crescimento na tendência de longo prazo

Hospitais privados poderão trocar dívidas por atendimentos no SUS com nova regulamentação

Decreto oficializa a Rede Nacional de Dados em Saúde como base de controle e viabiliza aumento da oferta de especialistas à população