Caixa admite que recebeu denúncias de assédio contra Pedro Guimarães

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

edificio sede caixa economica federal 170120182635

A Caixa Econômica Federal confirmou, nesta quarta-feira, 29, que recebeu relatos de assédio sexual na instituição. Em nota, o banco afirmou que investiga o caso desde maio e que o processo corre em sigilo, no âmbito da Corregedoria. O nome do ex-presidente da Caixa, Pedro Guimarães, que pediu demissão do cargo, nesta tarde, após ser acusado de cometer assédio a funcionárias, não é citado, mas a nota só foi publicada após questionamentos sobre as denúncias contra o economista. A Caixa destacou que o canal de denúncias é administrado por órgão externo à instituição. ???Garante a transparência, segurança e proteção para denunciantes que queiram apontar atos ilícitos cometidos por empregados da Caixa ou que tenham tido sua participação???, informa.

De acordo com a Caixa, a investigação interna, instaurada em maio de 2022, está em andamento. O banco esclareceu que já foram realizados ???contatos com o/a denunciante???. Além disso, ressaltou que ???foram feitas diligências internas que redundaram em material preliminar, que está em avaliação???. O agora ex-presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, oficializou, em carta, o pedido de demissão nesta quarta-feira, 29, após ser alvo de acusações de assédio sexual por parte de funcionárias do banco.

Na carta, Guimarães nega que tenha cometido os atos dos quais foi acusado e afirma que deixa o comando da estatal para evitar que a instituição ou o governo sejam alvos de rancor em um ano eleitoral. ???As acusações não são verdadeiras e não refletem a minha postura profissional nem pessoal. Tenho a plena certeza de que estas acusações não se sustentarão ao passar por uma avaliação técnica e isenta. Todavia, não posso prejudicar a instituição ou o governo sendo um alvo para o rancor político em um ano eleitoral. Se foi o propósito de colaborar que me fez aceitar o honroso desafio de presidir com integridade absoluta a Caixa, é com o mesmo propósito de colaboração que tenho de me afastar neste momento.??? A substituta dele já foi escolhida pelo presidente Jair Bolsonaro (PL): será Daniella Marques Consentino, que é o braço direito do ministro da Economia, Paulo Guedes, e ocupa a equipe econômica do governo desde 2019.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresa de avião que caiu em Copacabana será autuada por publicidade irregular, diz prefeitura

A autuação por publicidade irregular envolve a empresa Visual Propaganda Aérea, após veicular uma campanha publicitária no dia do acidente com um avião...

Buscas por serial killer no Tocantins completam 60 horas sem capturas

Buscas por serial killer no Tocantins completam 60 horas sem capturas Integrantes de uma facção criminosa...

69% dos brasileiros projetam vida melhor em 2026, aponta Datafolha

A pesquisa Datafolha divulgada neste fim de dezembro de 2025 aponta que 69% da população acredita que sua situação pessoal vai melhorar em...