Copa de Futebol Feminino Loreta Valadares começa no próximo domingo, em Salvador

Publicado:

A Copa de Futebol Feminino Loreta Valadares começará no próximo domingo (3), em Salvador. Realizada pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), a competição reunirá mais de 400 atletas entre os dias 3 de julho e 20 de agosto na capital baiana. 
 
Serão 20 equipes dos municípios de Camaçari, Dias D´Ávila, Lauro de Freitas e Salvador, competindo nas categorias Sub-17 e Adulto. 
 
As partidas serão disputadas aos sábados e domingos (manhã e tarde) até agosto, no estádio de Pituaçu, com apoio técnico da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). O certame possui um investimento de aproximadamente R$ 178 mil, fruto de convênio com o Ministério da Cidadania.
 
Feminista e ativista política que lutou contra a ditadura militar instalada no Brasil em 1964, Loreta Kiefer Valadares nasceu em Porto Alegre (RS), em 1943, e mudou-se com a família para Salvador quando tinha seis anos. 
 
Na ditadura, foi presa política e exilada, retornando ao Brasil em 1980, momento em que se tornou professora de Ciência Política da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia, cargo ocupado até sua aposentadoria.
 
A professora e militante Loreta faleceu em 2004, após uma árdua luta de séria cardiopatia adquirida em decorrência da tortura sofrida à época do regime militar. Mas, como legado de sua trajetória de 61 anos de existência, deixou uma importante contribuição ao movimento de mulheres e de luta para a conquista e garantia dos direitos humanos no país.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fim de uma era: ‘Explode Coração’ deixa TV baiana após 26 anos de história

“Empurra com emoção, vai terminar o Explode Coração.” O programa que...

Menina de 11 anos é baleada com cinco tiros em ataque que mirava o pai no Rio

Na noite desta quinta-feira, 30, uma menina de 11 anos foi baleada com cinco tiros durante um ataque em Jacarepaguá, na Zona Oeste...

Torcedores do Vitória protestam contra falta de apoio ao futebol feminino em final do Baianão: “É muito triste”

No intervalo da primeira partida da final do Baianão, entre Vitória e Bahia, realizada no Barradão, Clarissa...