Lula, Bolsonaro, Ciro e Tebet disputam votos em Salvador neste sábado (2)

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Uma tradição da política baiana faz com que os quatro principais pré-candidatos à Presidência da República se encontrem, neste sábado (2/7), em Salvador.

 

O feriado estadual de 2 de julho, dia da “Independência da Bahia”, terá o líder das pesquisas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em comício no estacionamento do estádio da Fonte Nova. Seu principal oponente, o presidente Jair Bolsonaro (PL), participa de mais uma motociata, a partir do Farol da Barra.

 

O pré-candidato do PDT, Ciro Gomes, chegou ontem à capital baiana, para um encontro com o prefeito da cidade, Bruno Reis (União). A representante da terceira via (MDB, PSDB e Cidadania), Simone Tebet (MDB), também desembarcou ontem para visitar as obras sociais de Irmã Dulce.

 

 

 

Lula estará, a partir das 10h30, no evento “Grande Ato da Independência”, em que subirá no palanque com o pré-candidato do PT ao governo do estado, Jerônimo Rodrigues ??? que tenta desbancar o favoritismo do líder das pesquisas locais, o ex-prefeito ACM Neto (União).

 

 

 

Também pela manhã, Bolsonaro se encontra com apoiadores no Farol da Barra, a pouco mais de 6km da concentração petista, de onde a “Motociata da Independência” parte para um passeio pela cidade. Inicialmente, sairia do Dique do Tororó, próximo da Fonte Nova, mas foi transferida por motivos de segurança.

 

A presença dos quatro presidenciáveis na comemoração baiana obrigou a Secretaria de Segurança estadual a reforçar o policiamento. A Polícia Militar não deu detalhes da estrutura nem como protegerá os pré-candidatos, mas informou que terá mais de mil agentes nas ruas com apoio de mais de 100 guardas municipais.

 

 

 

Lula foi desaconselhado a participar do tradicional Cortejo Cívico no centro da cidade, às 7h, encarado como teste de popularidade por políticos de todos os matizes. Já Ciro e Simone confirmaram presença. Bolsonaro segue para o Rio de Janeiro depois da motociata.

 

O feriado de hoje comemora a expulsão dos portugueses das terras baianas, em 1823, consolidando a independência do Brasil. Mas, no tabuleiro da política, o estado é chave para quem pretende chegar ao Palácio do Planalto.

 

Dificuldades

Maior colégio eleitoral do Nordeste, com 10,5 milhões de eleitores, a Bahia tem características que a diferenciam de outras unidades da Federação quando o assunto é eleição. Os pré-candidatos ao governo local apoiados pelos presidenciáveis que polarizam a disputa nacional não vão bem nas pesquisas, lideradas por ACM Neto.

 

Ciro, porém, tem esperança de aproximar o PDT da candidatura do ex-prefeito. Há duas semanas, disse que “a nossa intenção é apoiar ACM Neto, achamos que é melhor para a Bahia”.

 

Tebet também enfrenta dificuldades para montar palanques no estado. O MDB é da base do atual governador, o petista Rui Costa, e é aliado do PT na disputa estadual. Apesar de o diretório baiano dar apoio formal à senadora, uma ala subirá no palanque de Lula.

 

Candidato de Bolsonaro, o ex-ministro João Roma (Republicanos) espera pegar carona na moto e na popularidade do presidente para conquistar o eleitorado ??? tem só 10%, segundo a Real Time Big Data. O mesmo deseja Jerônimo Rodrigues, do PT ??? com 18% nesta pesquisa ???, em relação à presença de Lula. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Abin notifica Ramagem em processo que pede devolução de R$ 10 mil

Resumo para publicação — O ex-deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) foi notificado pela Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) em um processo administrativo que...

Cissa Guimarães esclarece relação com Chico Buarque após beijo

Cissa Guimarães, apresentadora do Sem Censura, da TV Brasil, abriu o jogo sobre como lida com ataques e críticas nas redes sociais. Em...

Kaio Jorge presenteia garoto com um cavalo e cena emociona web

Meta descrição: Kaio Jorge, atacante do Cruzeiro, protagonizou um momento emocionante neste Natal ao passar as festas em Gravatá, onde tem uma casa...