Varíola dos macacos: Minas Gerais chega a 3 casos confirmados

Publicado:

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou neste domingo (3/7) que Minas Gerais já tem três casos confirmados de varíola dos macacos, também conhecida como monkeypox.
De acordo com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs Minas), os dois últimos casos foram confirmados nesse sábado (2/7), todos em Belo Horizonte.
 
Leia também: Varíola dos macacos: sintomas e prevenção 
 
Ao todo, já foram notificados 21 casos suspeitos no estado. Além dos três confirmados, nove foram descartados laboratorialmente e nove estão em investigação em seis cidades mineiras: Belo Horizonte, Contagem, Juiz de Fora, Pará de Minas, Sete Lagoas e Varginha. 
Os dois novos casos são de homens, de 30 e 23 anos, com histórico de viagens para São Paulo. Ambos estão estáveis, mas o mais velho optou por ficar no hospital.
“O paciente está estável, sem sinais de gravidade, em isolamento hospitalar. A internação não foi devido a sinais de gravidade e sim por dificuldades sociais para o isolamento domiciliar”, explicou a SES-MG.

Primeiro caso

Na última quarta-feira (29), o primeiro caso foi confirmado laboratorialmente pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).  Trata-se de um homem de 33 anos, que esteve na Europa no mês de junho.
“O paciente está estável, em isolamento domiciliar. Os contactantes estão sendo monitorados e até o momento não houve identificação de caso secundário”, declarou a secretaria.

Casos no país

O Ministério da Saúde confirmou que 76 casos de varíola dos macacos foram registrados em todo o país até o momento. Entretanto, apenas dois para Minas Gerais, o que poderia aumentar o total para 77.
Além destes, foram registrados um caso no Distrito Federal, um no Rio Grande do Norte, dois no Rio Grande do Sul, dois no Ceará, 16 no Rio de Janeiro e 52 em São Paulo.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no

Médico é preso por crime sexual no interior de Minas Gerais

Portal Gerais* Um médico, de 37 anos, foi preso em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, nesta terça-feira (31/10), suspeito de crime sexual ocorrido em Nova Serrana. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos. Conforme o delegado responsável pelo caso, Diógenes Caldas, as investigações tiveram início em maio deste ano. Uma paciente procurou a polícia