CPI da Chapecoense aprova indenização às famílias das vítimas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado Federal aprovou, nesta segunda-feira (11), o relatório final sobre o acidente aéreo da Chapecoense, ocorrido em 2016. O texto, de autoria do senador Izalci Lucas (PSDB-DF) e aprovado por unanimidade, faz sete recomendações, entre elas a indenização de vítimas e familiares e a responsabilização de cinco empresas envolvidas em uma possível fraude na emissão da apólice de seguro contratada pela companhia aérea boliviana Lâmia.

Além da LaMia, as empresas citadas são a seguradora Bisa Seguros, a resseguradora Tokio Marine e as corretoras Aon UK e Grupo Estratégica (antiga Aon Bolívia), todas envolvidas em possível fraude na emissão da apólice de seguro.

A CPI também recomendou revisão nas normas e protocolos tanto para transporte aéreo de passageiros pelos órgãos de regulação quanto para as competições esportivas. Neste último ponto, o texto salientou que a LaMia transportou outros times “sem qualquer tipo de crivo das entidades responsáveis pelos campeonatos.”

Outra mudança necessária, de acordo com a CPI, são alterações no Código Civil referente às normas de seguros privados e no Código Brasileiro de Aeronáutica para responsabilização de seguradoras e transportadoras, totalizando quatro projetos de lei.

O ACIDENTE

Em 29 de novembro de 2016, o voo da empresa LaMia, que levava o time de futebol da Chapecoense para Medellín, na Colômbia, onde seria realizada a final da Copa Sul-Americana, caiu próximo à cidade após partir de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.

Segundo relatório do Grupo Colombiano de Investigação de Acidentes Aéreos, a principal causa foi a falta de combustível. O desastre teve 71 vítimas fatais, sendo 64 brasileiros, incluindo jogadores, integrantes da comissão técnica, dirigentes, jornalistas esportivos e alguns convidados.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rússia prende suspeitos de atentado a diretor de Inteligência

O suspeito de atirar no vice-chefe do GRU, Vladimir Alekseyev, foi detido em Dubai e extraditado para a Rússia, informou o Serviço Federal...

Ex-Flu, Washington flerta com MDB para disputar eleição em Brasília

Ex-jogador e atacante de destaque, Washington Coração Valente Valente se aproximou do MDB para disputar as eleições como deputado federal por Brasília, cidade...

BRB vira dono de concessionária de cemitérios em SP ao assumir ativos do Master

Resumo SEO: O BRB assumiu ativos do Master após confirmar que as carteiras de crédito vendidas por R$ 12 bilhões eram podres, e...