Justiça acata denúncia contra Piquet por falas racistas e homofóbicas a Hamilton

Publicado:

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal (MPDFT) acatou o pedido de denúncia do Ministério Público contra o ex-piloto de Fórmula 1, Nelson Piquet, pelas falas racistas e homofóbicas dirigidas ao britânico Lewis Hamilton, da Mercedes (leia aqui). A ação civil pública é movida por quatro instituições e a indenização solicitada é de R$ 10 milhões por danos morais. O brasileiro tricampeão da categoria tem prazo de 15 dias para se manifestar.

 

“As Associações Autoras requerem reparação de dano moral coletivo e dano social infligidos à população negra, à comunidade LGBTQIA+, e ao povo brasileiro de modo geral, em razão das graves ofensas racistas e homofóbicas vociferadas pelo réu, com a responsabilidade de quem porta a imagem pública de esportista tricampeão mundial de Fórmula 1 brasileiro”, diz a petição contra Piquet.

 

As autoras das ações são a Aliança Nacional LGBTI, o Centro Santos Dias de Direitos Humanos, A Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas (Abrafh) e a EducAfro entidades que defendem os direitos da população negra e da comunidade LGBTQIA+. O valor da indenização seria utilizado na abertura de editais para órgãos defensores de pautas do movimento negro e LGBT+.

 

Piquet é alvo das ações após se referir ao heptacampeão de F1 Hamilton, da Mercedes, como “neguinho” durante uma entrevista ao jornalista Ricardo Oliveira, do canal Motorsports Talk, no dia 3 de novembro de 2021. Porém, as declarações só ganharam repercussão no último mês de junho. O tricampeão comentava o acidente entre o britânico e o holandês Max Verstappen, da Red Bull, no GP da Inglaterra da temporada de 2021 (lembre aqui).

 

“O neguinho [Lewis Hamilton] meteu o carro e não deixou [desviar]”, disse, à época.

 

Em outro trecho da entrevista, ele volta a se referir a Hamilton como neguinho, mas adiciona uma declaração homofóbica ao falar de Keke Rosberg, seu contemporâneo dos tempos de F1, pai de Nico que venceu o heptacampeão na disputa do título de 2016 (veja mais aqui).

 

“O Keke? Era um bosta, não tinha valor nenhum. ?? que nem o filho dele [Nico]. Ganhou um campeonato??? O neguinho devia estar dando mais cu naquela época, aí tava meio ruim”, declarou.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Agenda L!: curtinhas do Internacional do dia 26/7/2025

Na tarde deste sábado, 26 de julho de 2025, o Internacional se prepara para um momento crucial, trazendo os torcedores de volta à...

Verstappen vence corrida sprint do GP da Bélgica; Bortoleto é 9º

Max Verstappen, a estrela da Red Bull, provou mais uma vez seu talento ao conquistar a corrida sprint do Grande Prêmio da Bélgica,...

Agenda do Ceará hoje (26/07/2025); curtinhas do L!

O Ceará se prepara para um importante desafio contra o Cruzeiro neste domingo, 27 de julho, às 16h (horário de Brasília), em Belo...