Silveira sobre Lula: ‘Jamais se ouviu dele uma palavra contra a democracia’

Publicado:

Enquanto cumpre agendas de sua pré-campanha presidencial em Brasília (DF), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou, nesta terça-feira (12/7), com o senador Alexandre Silveira (PSD-MG). Eles tiveram uma conversa reservada na capital federal. Depois, Silveira publicou nas redes sociais um registro do bate-papo. O parlamentar mineiro contará com o apoio de Lula para renovar o mandato no Senado Federal.

Ontem, Silveira apresentou Projeto de Lei (PL) para endurecer a pena de homicídios por intolerância, característica do assassinato do petista Marcelo Arruda, em Foz do Iguaçu (PR). Ele foi morto a tiros pelo bolsonarista Jorge José Guaranho. Em meio à comoção gerada pelo caso, o senador defendeu Lula e afirmou que o presidenciável não desrespeita a democracia.

“Desde 1988, ele (Lula) disputa as eleições presidenciais no Brasil defendendo a democracia e o respeito às diferenças. Jamais se ouviu dele uma palavra que atentasse contra a democracia ou contra a integridade de alguém. Nossa defesa será firme contra o ódio e a violência”, disse o pessedista.

Atualmente, os autores de homicídios por intolerância recebem penas que variam de 6 a 20 anos. A ideia de Silveira é aumentar as sentenças para margem entre 12 e 30 anos, tornando crimes qualificados os assassinatos do tipo.

A Lula, o senador reforçou o alinhamento do PSD mineiro aos petistas. O pré-candidato da sigla ao governo mineiro, Alexandre Kalil, terá como vice o deputado estadual André Quintão, filiado ao PT e líder da oposição a Romeu Zema (Novo) na Assembleia Legislativa.

“Conte comigo e com Alexandre Kalil, presidente Lula, para ajudá-lo a devolver a esperança, a dignidade e a paz ao país! Estamos juntos por Minas e pelo Brasil”, garantiu.

Associação a Lula impulsiona Silveira

A “dobradinha” com Lula é uma das apostas de Alexandre Silveira para vencer a corrida ao Senado. Na sexta-feira (9), pesquisa Genial/Quaest mostrou que ele tem 7% das intenções de voto, ante 19% do deputado estadual Cleitinho Azevedo (PSC), o líder.

Quando apresentado como o candidato de Lula, no entanto, Silveira pula para 35% e assume a ponta da disputa.

Por duas vezes ao longo deste ano, o congressista mineiro foi chamado para liderar, no Senado Federal, o governo de Jair Bolsonaro (PL). Silveira recusou as investidas e disse ter sido “convidado a casar sem namorar”.

O senador tem reafirmado, sempre que possível, sua ligação com Lula. Eles se conheceram por intermédio do também mineiro José Alencar, vice-presidente do país entre 2003 e 2010. Com Lula, Silveira chegou à diretoria-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

A pesquisa citada neste texto está registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números MG-00322/2022 e BR-01319/2022.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cinco mineiros seguem presos em mina no Chile; buscas continuam

As operações de resgate na mina El Teniente, no Chile, continuam intensas após um terremoto de magnitude 4,2 que resultou no colapso de...

Tarcísio anuncia auxílio moradia para vítimas de incêndio em Santos

Em um gesto decisivo diante da tragédia, o governo de São Paulo anunciou um robusto auxílio moradia para as vítimas do devastador incêndio...

Lição de Trump (por Cristovam Buarque)

Seis décadas se passaram desde que os presidentes John F. Kennedy e Lyndon B. Johnson orientaram os militares brasileiros a derrubar João Goulart,...