Dia do homem: Na Bahia, eles vão ao médico em proporção menor que as mulheres

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Os homens têm procurado cuidados preventivos em proporção que ainda está longe do ideal. De acordo com o Ministério da Saúde, de 2016 a 2020, houve uma procura dos homens por cuidados médicos em 49,96%, porém o número ainda é menor do que o relacionado às mulheres.

 

O Dia Internacional do Homem, celebrado em 15 de julho no Brasil, tem o objetivo de chamar atenção sobre as principais afecções masculinas, conscientizar a população masculina sobre os cuidados com a saúde e alertar que a prevenção ainda é o melhor caminho para ajudar no diagnóstico precoce de doenças. 

 

O Sistema de Informação Ambulatorial (SIA)/SUS) aponta que, de 2020 a abril de 2022, o número de pacientes do sexo masculino que realizam atendimentos ambulatoriais pelo SUS na Bahia foi 19% menor em relação ao público feminino. Neste período, 67.468.753 homens foram atendidos nos serviços ambulatoriais do estado, enquanto o número de mulheres foi de  80.512.359. 

 

Segundo o chefe do serviço de urologia da Universidade Federal da Bahia e chefe do departamento de cirurgia robótica da Sociedade Brasileira de Urologia, Lucas Batista, a falta de procura dos homens por assistência médica faz com que eles sejam mais vulneráveis a doenças e tenham um índice maior de mortalidade precoce.

 

“Os homens, especialmente os mais jovens, precisam mudar a concepção que ir ao médico é apenas para tratar doenças. A ida ao médico deve ser preventiva, sobretudo no que diz respeito ao urologista. O homem não tem o hábito de cuidar da saúde do seu aparelho reprodutor, a não ser quando apresentam algum sintoma”, afirma. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...