Justiça determina retirada de anonimato do ‘Governador Soberano’, perfil de apoio a Neto

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

O desembargador do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, Mário Alberto Simões Hirs, determinou a quebra do anonimato da conta do Twitter do perfil ‘Governador Soberano’, que apoia o candidato ao Governo da Bahia ACM Neto (União).

 

A medida atende parcialmente a uma ação impetrada pelo PT da Bahia, que pediu a retirada de postagens que estariam fazendo uma suposta propaganda antecipada na página. Além disso, a ação petista denunciou conteúdo ofensivo contra o candidato do partido ao Palácio de Ondina, Jerônimo Rodrigues, já que, segundo a legenda, a página estaria utilizando “impropriamente, fotomontagem com conteúdo pejorativo, com desiderato de ridicularizar o pré-candidato”.

 

O desembargador justificou como “censura prévia” a negativa pelo pedido de retirada do conteúdo, mas solicitou à rede social a identificação do responsável pela página.

 

“Em exame perfuntório do acervo probatório trazido aos autos e possível verificar a existência de probabilidade do direito e risco do resultado útil do processo, caso verifique-se que o responsável pelas postagens rechaçadas seja o próprio pré-candidato do representado ACM Neto, ou tenham sido realizadas com sua inequívoca ciência. Contudo, levando em consideração que a suposta propaganda eleitoral negativa objeto da presente demanda foi veiculada por meio de perfil anônimo na rede social denominada Twitter, não entrevejo a possibilidade de realização de censura prévia a todo e qualquer conteúdo a ser veiculado pelo citado perfil no Twitter, uma vez que esta de acordo com os direitos e garantias fundamentais resguardados pela nossa Constituição Federal, em especial pelo artigo 5º”, diz um trecho da decisão.

 

“Após o cumprimento da diligencia, retornem os autos para decisão sobre a legitimidade passiva dos representados’, finaliza a decisão.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Gilmar pede vista e suspende julgamento sobre mudanças na lei de improbidade

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu vista (mais tempo para análise) e suspendeu nesta quinta-feira, 16, o julgamento sobre as alterações feitas pelo Congresso na Lei de Improbidade Administrativa. Não dá data para retomada da votação. "Tem algumas questões que, a meu ver, são complexas. Como o debate já demonstrou desde

Governo Lula cita defesa da honra e imagem em ação contra desinformação sobre tragédia do RS

RENATA GALFSÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A AGU (Advocacia-Geral da União), órgão que representa o governo juridicamente, alegou ofensa à honra e à imagem da União em ação em que pede direito de resposta por desinformação sobre a atuação do poder público em meio à tragédia no Rio Grande do Sul (RS). A fundamentação consta

Filipe Martins diz ser ‘preso político’ após ter novo pedido de soltura negado por Moraes

Ex-assessor especial para Assuntos Internacionais do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Filipe Martins diz se considerar um "preso político". Ele teve um novo pedido de soltura negado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes no último dia 10. "Após 100 dias não me surpreende. Essa manutenção somente explicita ainda mais algo que, para