Reunião discute ações de combate ao mosquito da dengue em Alcobaça

Publicado:

Representantes da Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB) e da Secretaria Municipal de Saúde de Alcobaça se reuniram nesta terça-feira (10) para traçar estratégias de combate ao Aedes Aegypti.

reunião com representantes da secretaria de saúde de alcobaça e da sesab 2O gestor público que não inclui seu município na guerra contra esse mosquito, vê seu povo cair doente com a dengue, chikungunya e zika, inclusive, com muitos mortos. Além da perda de vidas humanas, o gasto com a saúde aumenta de forma assustadora se ao invés de prevenir, o sistema público de saúde tiver de tratar dos pacientes vítimas dessas doenças.

O ditado “melhor prevenir que remediar” está sempre na moda e foi esse o tema da reunião, realizada no prédio da Secretaria de Saúde de Alcobaça, com os representantes do sistema público municipal e estadual de saúde.

caminhao fumace em alcobaca2Em pauta estavam diversas ações de combate à esse mosquito transmissor de doenças. Uma das primeiras estratégias está sendo a retirada de lixo de ruas e entulhos de terrenos baldios, além do combate contínuo aos focos da doença nos prédios e residências do município. Outra medida adotada foi a utilização de um carro fumacê e de pulverizadores costais com produto para eliminar os criadouros do mosquito.

Segundo Robson Mattos (Secretário de Saúde de Alcobaça), “o planejamento de ações e controle preventivo é tão importante, quanto o serviço de atendimento e tratamento de pacientes, isto porque, na verdade, ninguém quer ficar doente e ir para o hospital, daí a importância da prevenção”, destaca.

reunião com representantes da secretaria de saúde de alcobaça e da sesab 3Participaram da reunião, dentre outros, Edvaldo Silva (Coordenador de Endemias de Teixeira de Freitas), Marcone Rosario (Coordenadora de Endemias de Alcobaça), José Melo (Técnico em Entomologia), Marina Souza (Apoiadora Institucional da DAB), Ravenna Dantas (Sanitarista e Coordenadora da Atenção Básica de Alcobaça), Eduardo Oyanna Lins (Coordenador de Entomologia), Cristiane Ribeiro (Sanitarista), Denise Rodrigues (Apoiadora Institucional da DAB do Extremo Sul), ElKy Lizia Curbani (Coordenadora da Vigilância Epidemiológica) e Robson Mattos Oliveira (Secretario de Saúde de Alcobaça).

.

Comentários Facebook

spot_img

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Aumento de infecções graves por rinovírus afeta crianças em 4 estados

A sinalização do aumento dos casos considerados mais críticos envolvendo infecções por rinovírus entre crianças e adolescentes na Bahia, no Ceará, no Rio de...