Ministério da Saúde aprova uso da Coronavac em crianças entre 3 e 5 anos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Nesta sexta-feira (15/7) foi aprovada a utilização do imunizante Coronavac, produzido pelo Instituto Butantan, para crianças de 3 a 5 anos.

A pasta ??? após reunir-se com a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunizações da Covid-19 (CTAI) ??? aprovou a inclusão do imunizante no Plano Nacional de Imunizações (PNI) para a faixa etária. A Coronavac passa a ser a primeira vacina contra a COVID-19 aprovada, no país, para essa faixa de idade.

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já tinha decidido essa semana, por unanimidade, aprovar a utilização do imunizante na faixa etária, mas a imunização só poderia começar após o aval do Ministério e a inclusão da vacina no PNI.

Em nota, o Ministério da Saúde informa que recomenda aos estados a ampliação da vacinação para essa faixas, porém, alerta que a imunização deve ser realizada com os estoques ainda disponíveis nos municípios enquanto o ministério negocia a compra de novas doses.

Para o médico Ricardo Gurgel, pediatra e membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), que chegou a ser nomeado para o PNI, mas não chegou a assumir, “esta é uma ótima notícia, é uma luta que a SBP vinha fazendo junto aos órgãos governamentais”.

Segundo ele, agora uma parcela importante da população, as crianças de três a cinco anos, poderá ser protegida por um imunizante de eficácia comprovada. Gurgel ressaltou que é necessário vacinar essas crianças o mais rápido possível e assim garantir uma proteção mais ampla contra a doença.

Segundo a nota do ministério, a decisão será formalizada em nota técnica aos Estados, assim como o cronograma de entrega de doses adicionais.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Empresa de avião que caiu em Copacabana será autuada por publicidade irregular, diz prefeitura

A autuação por publicidade irregular envolve a empresa Visual Propaganda Aérea, após veicular uma campanha publicitária no dia do acidente com um avião...

Buscas por serial killer no Tocantins completam 60 horas sem capturas

Buscas por serial killer no Tocantins completam 60 horas sem capturas Integrantes de uma facção criminosa...

69% dos brasileiros projetam vida melhor em 2026, aponta Datafolha

A pesquisa Datafolha divulgada neste fim de dezembro de 2025 aponta que 69% da população acredita que sua situação pessoal vai melhorar em...